Transforma Cia de Dança apresenta “Um Olhar Através De”

Quando: 19:00 18/09/2016
Onde: Centro Cultural Usina do Gasômetro - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brazil
Quanto: R$ 30,00 – 50% desconto idoso, estudante e classe artística, mediante comprovação.


A Transforma Cia de Dança volta aos palcos de Porto Alegre com o espetáculo que traz uma nova linguagem no repertório da companhia. Dirigido por Suzana d’Ávila e com coreografias criadas em conjunto com o elenco, o grupo instiga o espectador para um novo olhar sobre a agitada rotina das grandes metrópoles.

Inspirada na obra Zigmunt Bauman, a Cia traz os conceitos da modernidade líquida, da flexibilidade, da fragilidade dos laços afetivos, mais precisamente, da influência da tecnologia no envolvimento das pessoas. O mundo virtual é um caminho sem volta e não sabemos o resultado disso. Por enquanto, o que se pode afirmar é que ao mesmo tempo em que há mais recursos tecnológicos para facilitar a comunicação, gradativamente, o contato está menos profundo e mais cibernético. Estamos cada vez mais atarefados, vivendo em um limbo entre o virtual e o real, entre o check list do trabalho e da vida afetiva. A nova febre do momento, os Pokemóns e Pikachus, invadem nossas mentes. Entre os olhares que só veem e não enxergam, o espetáculo leva pra cena estas questões tão comuns na nossa rotina, mas nem sempre percebidas e avaliadas.

“O olhar de um sobre todos. De todos sobre um só.
Olhares que se cruzam numa rotina desenfreada.
Olhares que, às vezes, se percebem. Se amam. Se desejam.
Olhares carregados com preconceitos ou marejados por lágrimas de angústia.
Olhares de idas e vindas. Olhares que carregam vidas.
Olhares. Tantos olhares de tantas pessoas com tantos segredos por aí.
Um olhar através de mim. De você.
Um olhar através de.”

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=yP0q0XpwWQA&feature=share.

SUZANA D’ÁVILA

Graduada em Educação Física (IPA) e pós-graduada no curso de Especialização Lato-Sensu em Ginástica Rítmica Desportiva, Suzana buscou na dança uma maneira de se expressar, por acreditar que a arte tem um poder transformador. Em 1982, fundou o Suzana d’Ávila Studio de Dança e poucos anos depois, em 1987, criou a Transforma Cia. de Dança, atuando sempre como diretora artística, buscando o aprimoramento com coreografias mais conceituais e ousadas.

A Transforma Cia. de Dança se destaca por ser uma das companhias há mais tempo no cenário cultural gaúcho, que munida de pesquisas coreográficas, explora a linguagem da dança contemporânea e jazz. Em 1989, obteve seu primeiro prêmio no Festival Latino Americano de Dança. Participou por oito anos consecutivos do Festival de Dança de Joinville, o mais representativo do Brasil. Em 2008, foi indicada a melhor coreografia, e em 2014 indicada como Destaque Jazz pelo espetáculo Um olhar através de no prêmio Açorianos de Dança, o mais importante do estado do Rio Grande do Sul. Em 2015 recebeu o Prêmio Açorianos de Dança de Melhor Bailarino e Destaque Iluminação, e as indicações em Destaque Jazz, Melhor Coreografia, e Espetáculo do Ano.

FICHA TÉCNICA

Direção: Suzana d’Ávila
Assistência de direção: Karina d’Ávila
Ensaiador: Regina Tanski
Elenco: Cintia Bracht, Dante Saldanha, Denise Almeida, Gabriel Fragoso, Juliana Preussler, Kleo Di Santis, Luíse Robaski, Mauricio Miranda.
Concepção coreográfica: Suzana d’Ávila e elenco
Assessoria de Imprensa: Cintia Bracht
Iluminação: Karrath
Projeto gráfico: Gabriel Fragoso
Edição audiovisual: Fernando Muniz
Fotografia: Cíntia Bracht e Claudio Etges