63ª Feira do Livro de Porto Alegre

Quando: 22:00 01/11/2017
Onde: pin Ocultar mapa Praça da Alfândega Rua Dos Andradas, 90020-007 Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Quanto: Evento com entrada gratuita


A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artí­sticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Teatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

FEIRA DO LIVRO 2017
A diversidade étnica, geográfica, etária e social conduz alguns dos principais temas a serem debatidos na 63ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Autores de diferentes lugares levarão à Praça da Alfândega suas obras e suas histórias, ficcionais ou não, para celebrar a variedade natural da vida humana. Além dos autores da região homenageada, composta pelos países nórdicos, são esperados autores de lugares tão distintos como Angola, Amazônia e Portugal.

63ª FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
De 1º a 19 de novembro de 2017
Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre
Realização: Câmara Rio Grandense do Livro

ENTRADA FRANCA

CONFIRA ALGUNS NOMES CONFIRMADOS
Conceição Evaristo (Belo Horizonte, 1946) é um dos principais nomes da literatura contemporânea em língua portuguesa.
Tem atividades confirmadas na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre nos dias 8 e 9 de novembro.

Christina Rickardsson (Diamantina, Minas Gerais, 1983) é uma escritora e empreendedora nascida em Minas Gerais com uma história de vida singular.
Participa da Feira no dia 5 de novembro, às 18h.

Daniel Munduruku (Belém, Pará, 1964) é um escritor indígena, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Na Feira do Livro de Porto Alegre, tem encontro com leitores nos dias 8 e 9 de novembro.

Rubens Valente (Goioerê, Paraná, 1970) é jornalista da Folha de São Paulo desde 2000, fez reportagens em mais de trinta terras indígenas, principalmente nos anos 1990. Fala no dia 12 de novembro, às 15h.

Pilar del Río (Castril, Espanha, 1950) é presidente a Fundação José Saramago, escritor com quem foi casada de 1988 a 2010, ano de sua morte. É jornalista, tradutora e organizadora do volume de correspondências trocadas entre José Saramago e Jorge Amado. Em maio de 2017, recebeu o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura na Biblioteca Nacional da Espanha. Seu trabalho atual à frente da fundação mantém viva a memória do escritor português, Nobel de Literatura de 1998. Tem atividade confirmada no dia 3 de novembro, às 18h.

Ricardo Araújo Pereira (Lisboa, Portugal, 1974) é jornalista, roteirista, humorista e colunista da Folha de São Paulo. Participa no dia 8 de novembro, às 18h.

Ondjaki (Luanda, Angola, 1977) é um prosador e poeta, também escreve para cinema e teatro. Tem atividade na Feira no dia 13 de novembro, às 18h.

Kati Närhi (Helsinque, Finlândia, 1973) é quadrinista, ilustradora, cartunista, roteirista e um dos principais nomes da HQ contemporânea em seu país. Fala na Feira no dia 5 de novembro, às 18h.

Dag Solstad (Sandefjord, Noruega, 1941) é um dos mais importantes escritores noruegueses. Solstad é vencedor do prêmio Brage, que é o mais importante prêmio literário norueguês; do Prêmio do Conselho Nórdico de Literatura, que é o principal prêmio nórdico, e duas vezes do prêmio dos críticos literários na Noruega, em 1969 e 1999. Na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Solstad lançará o seu segundo livro em português, também pela Editora Numa. Participa da Feira no dia 11 de novembro, às 18h.

Categorias
Sem categoria