Exposição “Uma Cidade pelas Margens” | Museu Joaquim José Felizardo em Porto Alegre [Entrada Franca]

Quando: 20:00 18/11/2016
Onde: Museu Joaquim José Felizardo - Rua João Alfredo - Cidade Baixa - RS, Brasil
Quanto: Valores a serem divulgados


A mostra explora a trajetória de pessoas e organizações que protagonizaram a luta pela visibilidade e pelo direito à diversidade em Porto Alegre. O projeto é uma parceria do Museu com o Nuances – Grupo pela livre expressão sexual, a Liga Brasileira de Lésbicas do Rio Grande do Sul (LBL- RS), além do Curso de Graduação em Museologia, do Laboratório de Políticas Públicas Ações Coletivas e Saúde (LAPPACS) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), todos vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sobre a exposição

O Museu de Porto Alegre tem proposto atividades que buscam contemplar pautas consideradas importantes para a construção de uma cidade democrática e plural. Em 2015, em função da 9ª Primavera dos Museus, foi realizada a exposição de curta duração “(In)visibilidades dos povos indígenas em Porto Alegre” , dedicada à trajetória histórica de Kaingangs, Mbyás-Guarani e Charruas. Em 2016, durante as comemorações dos 244 anos da cidade, o projeto “Tambores de Porto Alegre” promoveu uma série de atividades, dentre as quais a realização de uma exposição temporária que reuniu acervo de elementos das manifestações afro gaúchas, em especial o Tambor Sopapo, os tambores do Candombe e do Batuque de Nação Oyó Idjexá e o Urucungos.

Dando continuidade a essa proposta, trazemos a temática LGBTT para o espaço do Museu, construindo uma ponte entre a realização da 20ª Parada Livre e a história e memória da população LGBTT em Porto Alegre. Tendo isso em vista, teve início processo colaborativo que resultou na proposição de uma série de atividades a serem desenvolvidas nos meses de novembro e dezembro.

A exposição de curta duração Uma cidade pelas margens é dividida em dois eixos. O primeiro trata a questão da cartografia da cidade sob a perspectiva LGBTT, identificando espaços de sociabilidade fundamentais para a construção dessa narrativa. O segundo apresenta a luta e as conquistas pelos direitos humanos, a resistência e os avanços nas questões jurídicas.

Serviço:
O quê : Abertura da exposição “Uma Cidade pelas margens”
Quando: 18 de novembro de 2016, sexta-feira, às 19h
Onde: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)
Entrada franca
Visitação: segunda-feira das 13h às 17h30min, de terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h30min, até o dia 30 de dezembro de 2016.
Informações pelo 3289-8275
Evento: https://www.facebook.com/events/1753530128302003/

*Esta exposição é dedicada à militante Marcelly Malta como reconhecimento a sua luta em prol dos direitos humanos da população LGBTT do RS