Caliban – A Tempestade de Augusto Boal | 12º Festival Palco Giratório Sesc POA

Quando: 16:00 04/05/2017
Onde: Largo Jornalista Glênio Péres - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brasil
Quanto: Evento com entrada gratuita


Maio é o mês em que teatros, ruas e escolas da Capital dos gaúchos tornam-se palco para diversas manifestações artísticas. Entre os dias 4 e 28, Porto Alegre respirará cultura com a 12ª edição do Festival Palco Giratório Sesc. Mais de 100 sessões artísticas estão previstas na programação, como peças teatrais que abrangem a todos os públicos, do infantil ao adulto, exposições de artes visuais, musicais, dança, circo e atividades formativas como o Seminário “Práticas de Emergência Cênica”. São 54 espetáculos de 46 grupos, vindos de 13 estados brasileiros, sendo um internacional, direto da Bolívia, e outro uma co-produção Brasil/Itália. O Festival Palco Giratório Sesc/POA é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e integra a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte

CALIBAN – A TEMPESTADE DE AUGUSTO BOAL
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS)
Para dar continuidade à pesquisa de teatro de rua, o Ói Nóis escolheu a versão de Augusto Boal de A Tempestade. Ele apropria-se da peça de Shakespeare e do pensamento do cubano Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos. A figura de Caliban em A Tempestade, de Boal, ratifica a fundação mais firme de uma representação voltada para as margens. Falar em Caliban como símbolo de nossa identidade e do teatro latino-americano, nos leva a explorar novas sendas, novas categorias e a possibilidade de pensar e fazer teatro de outro modo. Implica em tornar visíveis as inumeráveis contradições e complexidades que configuram as sociedades contemporâneas marcadas pela ferida colonial.

Ficha Técnica: Criação Coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Adaptação para o texto A Tempestade de Augusto Boal
Música Original: Johann Alex de Souza
Direcão, Figurinhos, Máscaras, Adereços, Estrutura cenográfica: Criação Coletiva da Tribo
Atuadores: Paulo Flores, Tânia Farias, Clélio Cardoso, Marta Haas, Eugênio Barbosa, Pascal Berten, Paula Carvalho, Letícia Virtuoso, Roberto Corbo, Arlete Cunha, Júlio Kaczam, Lucas Gheller, André de Jesus, Daniel Steil, Keter Velho, Mayura Matos, Luana Rocha, Dalvana Vanso, Thales Rangel, Márcio Leandro, Alex dos Santos, Jana Farias e Pedro Isaías Lucas.

SERVIÇO

12º Festival Palco Giratório Sesc | Porto Alegre apresenta:

CALIBAN – A TEMPESTADE DE AUGUSTO BOAL
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS)

Dias 04 e 05 de maio de 2017
Quinta e sexta feira, às 16 horas
Largo Glênio Peres – Rua Jornalista Glênio Peres, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Classificação: livre
Duração: 1h30
Realização: SescRS e Sesc Porto Alegre
Evento: Caliban – A Tempestade de Augusto Boal | 12º Festival Palco Giratório Sesc POA

ENTRADA FRANCA