Ecarta recebe recital de Catarina Domenici e James Correa

Quando: 18:00 22/10/2016
Onde: Ecarta - Avenida João Pessoa - Farroupilha, Porto Alegre - RS, Brazil
Quanto: Evento com entrada gratuita


No sábado (22.10), a Ecarta Musical encerra o eixo Erudito com apresentação do recital de Catarina Domenici, no piano, e James Correa, no violão. O show vai apresentar obras dos séculos XX e XXI de compositores brasileiros e norte-americanos que transcendem as fronteiras tradicionais entre a música de concerto, o jazz e a música popular.
O repertório passa por Wiliam Bolcom para mostrar duas peças da suite The Garden of Edem que narra a história da expulsão de Adão e Eva do paraíso em forma de ragtime. A obra Hommage a Trois, de Mark Olivieri, para prestar homenagem a dois compositores eruditos consagrados e a James Brown utilizando uma linguagem que mescla influências de Bill Evans e Ginastera, além dos próprios homenageados. De Chick Corea, será apresentado um arranjo de quarto das Children’s Songs, de Chick Corea, obra composta sob influência dos Mikrokosmos de Béla Bártok. O recital ainda vai incluir a valsa Cristalina, do compositor gaúcho Daniel Wolff, obras de Ernesto Nazareth e obras autorais dos instrumentistas.
A apresentação tem entrada franca e acontece às 18h. E em novembro estreia o eixo de Cultura Negra.
Um pouco mais sobre a dupla:
Catarina Leite Domenici – Recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Graduada em Música pela Unesp, mestre e doutora em Piano Performance na Eastman School of Music (EUA), na classe da renomada pianista Rebecca Penneys. Lá recebeu o Performer’s Certificate o Prêmio Lizie Teege Mason de melhor pianista. Além de reconhecida solista detentora de prêmios expressivos ao longo da carreira, gravou o CD Porto 60, premiado com dois troféus Açorianos. Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (Abrapem).
James Correa – Compositor e violonista. Doutor em Música (PhD) pela State University of New York at Buffalo (EUA), mestre em composição e bacharel em violão pelo departamento de música da Ufgrs. Professor de composição, música eletroacústica e tecnologia musical; coordenador do Laboratório de Composição no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Suas obras têm sido interpretadas na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Europa e nos mais importantes eventos dedicados à música contemporânea no Brasil.