Exposição Fotográfica “Anatome”, de Tony Capellão | Casa das Artes Vila Mimosa em Canoas

Quando: 19:00 02/05/2017
Onde: Avenida Guilherme Schell, 6270, Canoas - RS, Brasil
Quanto: Evento com entrada gratuita


Inaugura no dia 02/05 na Casa das Artes Vila Mimosa, a partir das 19h, a exposição fotográfica ANATOME, que retrata o espetáculo realizado pelo Canoas Coletivo de Dança. A montagem é inspirada na vida e na obra de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), pintor, grafiteiro, poeta, músico e grande referência na arte moderna.

Além das fotografias, no dia da inauguração, a exposição contará com uma intervenção do próprio Canoas Coletivo de Dança e do poeta Odair Fonseca de Sousa. As fotos são do fotógrafo Tony Capellão que acompanha o grupo desde sua existência.

O Canoas Coletivo de Dança foi criado em 2015 e é formado por bailarinos canoenses oriundos das mais diversas linguagens corporais, funcionando como projeto-piloto para a companhia municipal da Cidade. O grupo vem trabalhando com um perfil aberto, inserido na urbanidade e contemporaneidade, dando ênfase para os processos criativos de investigação e experimentação. Seu primeiro trabalho foi o elogiado “Anatome”, apresentado no encerramento da edição 2015 do Canoas em Dança e que lhe valeu um convite para se apresentar no Porto Alegre em Cena, renovado este ano com o seu “Whatsapp para Shakesperare”. Logo depois, foi agraciado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015, na categoria Criação Artística de Novos Talentos. Com direção artística e coreografia de Carlota Albuquerque, assistência de direção e produção de Cristina Pereira, e coordenação geral de Joana Willadino.
Integrantes do grupo: Carini Pereira, Caroline Fossá, Danielle da Rosa, Everton Kotreve, Guilherme Silva, Juan Diaz, Leonardo Patro, Leslie Taube, Roberto Mendes e Douglas Vargas(ex-integrante).

ANATOME
A montagem é inspirada na vida e na obra de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), pintor, grafiteiro, poeta, músico e grande referência na arte moderna. O norte-americano, que aos 17 anos passou a viver nas ruas e a grafitar paredes, portas de casas e metrôs de Nova York, tornou-se um grande artista de vanguarda da década de 1980. Com imagens digitais inspiradas nas obras de Basquiat, adaptadas ao cenário pelo VJ Fabiano Gummo, o trabalho encanta o público com suas cores, emoções e sentimentos primitivos. A trilha sonora do espetáculo também remete ao universo do artistas. As músicas inseridas na peça foram pesquisadas a partir da sonoridade de Gray, banda formada por músicos amigos de Basquiat e com quem ele compunha e tocava.

TONY CAPELLÃO
Formado em Comunicação Social – Habilitação em jornalismo e marketing, Tony Capellão é sócio fundador do Jornal No Palco e colunista cultural da Revista Eléve On-line.
Foi assessor de comunicação da Prefeitura de Canoas e fotógrafo do gabinete do Prefeito Jairo Jorge. Também trabalhou como assessor de imprensa na Trensurb e no Jornal Correio de Notícias.
Ativista cultural, atua também na produção de eventos. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e da formação original da banda Necessidade Humana.

A atividade tem o patrocínio da Vikking Cervejaria e o apoio do Jornal No Palco, Secretaria Municipal e Cultura de Canoas e da Casa das Artes Vila Mimosa.

“ANATOME”
Exposição sobre a montagem do Canoas Coletivo De Dança
De 02 a 15 de maio de 2017
Casa das Artes Villa Mimosa – Avenida Guilherme Schell, 6720 – Canoas/RS
Fotografias de Tony Capellão

Evento: Exposição Fotográfica “Anatome” de Tony Capellão