Thiago Colombo | Casa da Música em Porto Alegre

Quando: 19:00 27/11/2016
Onde: Casa Da Música - Rua Gonçalo de Carvalho - Floresta, Porto Alegre - RS, Brasil
Quanto: Valores a serem divulgados


Retornando do 2º Festival de Violões José Lucena Vaz de Ouro Branco (MG), o violonista, compositor, arranjador e professor gaúcho Thiago Colombo anuncia sua última apresentação nos palcos em 2016. O instrumentista se apresenta no domingo, 27 de novembro, às 19h, no 9º encontro da Série Recitais Casa da Música, encerrando a temporada 2016 deste projeto do espaço cultural. 

Com repertório próprio e algumas homenagens aos mestres, o recital acontece na Casa da Música, localizada na rua Gonçalo de Carvalho, número 22, próximo ao Shopping Total. O valor do ingresso é espontâneo. Os meses de 2016 para Thiago Colombo foram de muitas andanças pelo Brasil, Argentina, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Itália, tocando violão e pensando sobre este fazer. Em Bath (Reino Unido), em setembro, ele permaneceu para as gravações do CD/DVD/vinil “Latin Guitar Connections”, que deve ser lançado em 2017. 
 
THIAGO COLOMBO
Nascido em Farroupilha/RS, bacharel e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele é, atualmente, professor da UFPel e doutorando em sua área pela Universidade Federal da Bahia. Entre 1998 e 2005, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Portugal, Itália, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Rússia. Em 2003, lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, através do Fumproarte. Este disco recebeu três troféus do Prêmio Açorianos de Música. Em 2006, também com financiamento do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Integrou o TREZEGRAUS, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum homônimo em 2009.
 
“Latin Guitar Connections”
O projeto tem 13 faixas inéditas de composição de Thiago Colombo, fazendo referência a gêneros musicais típicos da América Latina, bem como menções às culturas estrangeiras formadoras das identidades regionais através dos tempos. Latin Guitar Connections é, acima de tudo, a autobiografia de um músico que vê o mundo através do violão e a partir da América do Sul. Pode-se dizer que o conceito do álbum se encontra no entroncamento entre a famosa frase do geógrafo brasileiro Milton Santos, “o centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”, e o trecho da letra da canção La Música y La Palabra, dos cantautores argentinos Carlos Aguirre e Jorge Fandermole: “no le esquivo la mirada a este mundo y su dolor pero desde la guitarra me parece ver mejor”. 
Não há a intenção de reforçar os estereótipos de latinidade. A proposta é apresentar uma música de matriz latina aberta para o mundo globalizado e consciente da sua condição híbrida inerente. O disco será gravado justamente em Bath, Reino Unido, possivelmente a mais latina das cidades britânicas, que tem como símbolo logo os banhos romanos, como uma espécie de exemplo físico de que as culturas estão umas nas outras, muito mais do que se crê usualmente.
No YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=w3olJVd4aq8


Série Recitais Casa da Música – encerramento 2016
Recital de violão com Thiago Colombo

Dia 27 de novembro, domingo, às 19h
Ingresso: valor espontâneo
Local: Casa da Música (Rua Gonçalo de Carvalho, 22) – POA/RS
Evento: thiago Colombo na Casa de Música

PROGRAMA
– Prelúdio – Bachianas Nº 4 (Villa-Lobos/Arr. Marcel Estivalet)
– La Chucara (Lucio Yanel)
– El Abuelo (Thiago Colombo)
– Requiem For a MinC (Thiago Colombo)
– É D’Oxum (G. Santana/Arr. Thiago Colombo)
– Tristeza do Jeca (Arr. Thiago Colombo)
– La Toqueteada (Thiago Colombo)

– One For Helen(a) (Thiago Colombo)
– Pro Santinho (Thiago Colombo)
– La Sencillita (Thiago Colombo)
– La Inconsecuente (Thiago Colombo)
– Noturno (After Nei Lisboa’s “Pra te Lembrar”)
– Lamento Sertanejo (Dominguinhos-Gil/Arr. Thiago Colombo)
– Otoño Porteño (Piazzolla/Arr. Sérgio Assad)