Jorge Ben Jor será o homenageado deste ano do projeto Nivea Viva. O nome do cantor e compositor foi anunciado no final da manhã desta terça-feira em uma coletiva no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com a presença do próprio Babulina e de convidados especiais: a cantora Céu e a banda Skank. Como tem ocorrido desde o seu lançamento em 2012, com a cantora Maria Rita, a primeira capital a receber a turnê será Porto Alegre: o show está marcado para o dia 2 de abril, a partir das 16h30min, no Anfiteatro Pôr do Sol, com entrada franca.
Depois de Porto Alegre, a turnê vai ao Rio (9/4), Fortaleza (7/5), Recife (21/5), Brasília (11/6) e São Paulo (25/6).
NIVEA VIVA JORGE BEN JOR
Show em homenagem a Jorge Ben, com o próprio, a cantora Céu e a banda Skank
Domingo, dia 02 de abril de 2017, às 16:30
Anfiteatro Pôr do Sol – Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio) – Praia de Belas – Porto Alegre/RS
Realização: NIVEA
Site: http://bit.ly/NIVEAVIVAJorgeBen
Evento: Nivea Viva Jorge Ben Jor | Porto Alegre
ENTRADA FRANCA
CENÁRIO DOS SHOWS
A paixão de Jorge Ben Jor pelo cinema motivará grande parte da ambientação dos espetáculos, segundo a diretora artística Monique Gardenberg. “Jorge Ben Jor é o verdadeiro alquimista da nossa música. Ele surge logo após a bossa nova e arrebata o mundo com seu sucesso. A partir daí, se dá uma sequência de reconhecimento entre os artistas nacionais e estrangeiros. O sotaque jazzista é claro em sua obra. Ele frequentou a Jovem Guarda, o tropicalismo, foi gravado por nomes como Gal, Bethânia… percorreu toda a música brasileira, chegando ao rap, ao pagode, a MPB inteira. Ele é um patrimônio da música brasileira, um inventor”, disse Monique.
A cenografia está sendo articulada de modo a aproveitar a luz do entardecer e das primeiras horas da noite, já que os shows costumam ser iniciados por volta das 17h em grandes espaços abertos ao público, como parques e orlas das capitais do país. Ao lado de Monique, trabalha Dadi Carvalho, encarregado da direção musical dessa edição. Ele acompanhou Jorge Ben Jor nos anos 1970 e participou das gravações do LP África Brasil (1976).
>> PATROCÍNIO E PROJETO
Diretora de marketing da Nivea no Brasil e vice-presidente de inovação para as Américas , Tatiana Ponce comentou a nova fase do Nivea Viva!, modificada sobretudo pela primeira homanegem a um expoente vivo da música brasileira. “Foi um desafio seguir com esse projeto no ano passado, mas eu reafirmei nosso interesse de continuar o Nivea Viva. Analisando a situação do país, percebemos como é importante manter esse momento de lazer, de escape. O projeto nasceu da intenção de ser uma plataforma de música para sentir na pele, com quatro pilares principais: algo contemporâneo, emocional, democrático e feminino”, explicou.
Tatiana não revelou o aporte financeiro necessário ao desenvolvimento do projeto, mas explicou a opção da marca em não viabilizá-lo através da Lei Rouanet. “É uma turnê de grandes proporções. Para executá-la da forma como achamos que merece e deve, a captação de recursos via Lei Rouanet seria impossível”, argumentou. Somente no primeiro ano do Nivea Viva!, em 2012, a publicação de livro-homenagem a Elis Regina foi viabilizada com recursos da Rouanet.
>> OUTRAS HOMENAGENS
O primeiro Nivea Viva!, em 2012, levou Maria Rita aos palcos brasileiros para homenagear clássicos de sua mãe, Elis Regina. Em 2013, o tributo Tom Jobim levou Vanessa da Mata a protagonizar o projeto. No ano seguinte, Alcione, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Roberta Sá celebraram o samba, e, em 2015, Ivete e Criolo cantaram Tim Maia.
No ano passado, o Nivea Viva! celebrou os 60 anos do rock nacional, com turnê protagonizada por Nando Reis, Paula Toller, Paralamas do Sucesso e Marjorie Estiano. O time de artistas evocou a memória de nomes como Raul Seixas, Mutantes, Jovem Guarda, Rita Lee e os mais novos Raimundos, Charlie Brown Jr. e Los Hermanos, incluindo o pernambucano Chico Science e o movimento mangue criado no estado nos anos 1990.
Mais de 3 mil empregos diretos e indiretos foram gerados pelo Nivea Viva! no Brasil em 2016. Mais de 4 mil pessoas se envolveram em logística e segurança, sendo os shows projetados para um público médio de 250 mil espectadores.