Música experimental no Projeto Desconcerto

Dentro das comemorações de seu primeiro aniversário, o projeto *Desconcerto* abriga a estreia do Remendola de Chave no próximo sábado, dia 17, às 18h30, no Parangolé (Lima e Silva, 240), na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O trabalho inédito reúne os músicos Diego Silveira (computador e vuvuzela) e Paulo Bergmann (piano e escaleta).

Foto: Sofia Cortese
Foto: Sofia Cortese

A música da dupla mistura fragmentos sonoros, tendo como inspiração um instrumento imaginário, que seria antecessor da pianola, do sequenciador e do loop: a remendola de chave. “É um jeito de brincar com essa questão de que o status do instrumento musical e da obra é muito sério. Todo mundo se leva muito a sério. Acho que não precisa, que dá pra se divertir mais e experimentar mais”, explica Diego.

O trabalho é fruto de uma parceria de longa data, iniciada quando Diego e Paulo integravam a banda Aristóteles de Ananias Jr. nos anos 1990, e prosseguida no Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre. A partir da identificação artística dos dois músicos, no Remendola de Chave, diferentes estilos e proveniências musicais são passados no liquidificador e filtrados no piano, na escaleta, no computador e nas vuvuzelas. (É possível ouvir como isso soa no canal do Remendola de Chave <https://soundcloud.com/user-184495664> no SoundCloud.)

O projeto Desconcerto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea, de R$ 5 a R$ 20, que remunera os músicos. Reservas pelo 3019-6898.

 

Serviço:

O que: Desconcerto #14 apresenta Remendola de Chave (estreia)

Programa: Consolação com Quadros Manuais de Campainha JB Hocus Pocus (Diego Silveira)

Quando: Dia 17 de setembro de 2016, sábado, às 18h30

Onde: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)

Quanto: retribuição espontânea

Informações e reservas pelo 3019-6898

 

 

Por: Ana Laura Freitas