Um dos festivais mais importantes do país no campo das artes cênicas, o Porto Alegre em Cena já tem data marcada para sua 32ª edição. Em 2025, o evento será realizado de 12 a 21 de setembro, voltando a acontecer no mês da primavera. Ao longo de dez dias, a capital gaúcha será ocupada por uma programação intensa e diversa, com atrações locais, nacionais e internacionais de teatro, dança, circo e performance.
O festival reafirma seu compromisso com a cena artística do Rio Grande do Sul ao abrir, entre 1º e 15 de julho, o período de inscrições para espetáculos locais inéditos. Podem se inscrever propostas realizadas no Estado, que ainda não tenham participado de nenhuma edição anterior do evento. A seleção busca compor parte da grade oficial da mostra com obras representativas da produção regional contemporânea.
Passo a passo e informações importantes:
- Acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtgyRf0n-ZIKiXowct_Qa9QsBTFS5y6_pGw7mVU7kLB3D4iQ/viewform
- Preencha os campos solicitados (atenção às informações, pois parte delas será fundamental para trocas entre o festival e o projeto inscrito);
- O prazo de inscrição será encerrado às 23h59 do dia 15 de julho de 2025, sem possibilidade de prorrogação.
- A lista com os selecionados será divulgada no site do festival, no dia 25 de julho.
Para dúvidas e mais informações: portoalegreemcenafestival@gmail.com
Critérios e exigências
A participação está condicionada à comprovação de ineditismo e à realização da proposta no território gaúcho. A contratação dos trabalhos selecionados será feita por Pessoa Jurídica com CNAE artístico, e em dia com todas as certidões negativas de débito. Apenas solos e monólogos poderão ser inscritos por MEI.
Também será exigido que pelo menos 70% do elenco e 100% da equipe técnica tenham registro profissional (DRT ou equivalente). Os(as) proponentes devem ter idade mínima de 18 anos. Não há limite de propostas por pessoa ou grupo.
O Porto Alegre em Cena reforça, assim, seu papel de plataforma para a criação e difusão das artes cênicas, valorizando a produção local em diálogo com a cena nacional e internacional.