Usina do Gasômetro será reaberta, após 7 anos, durante o projeto Noite dos Museus

Foto: Marcelo Viola/PMPA

O Noite dos Museus prepara mais uma edição histórica para este ano. Além de reabrir para visitação gratuita e em horário inusitado todos os espaços que participaram da edição passada, o projeto fará a reabertura da Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre, e ainda agregará ao circuito o Museu da Cultura Hip Hop RS e o Instituto Caldeira, espaços ligados com a cultura urbana e a inovação, que reforçam o comprometimento do evento com o que é contemporâneo e relevante.

Entre os novos locais está ainda o Mercado Público como o museu vivo de Porto Alegre – um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças.

Para a reinauguração da Usina do Gasômetro, o Noite dos Museus convidou o renomado fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold a criar uma exposição inédita para a ocasião. Fechado desde 2017, o espaço voltará a receber o público com a mostra imersiva MAZE, que reúne uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na cidade. A exibição será aberta ao público durante o evento e ficará em cartaz até o dia 28 de julho.

Serão 22 instituições abertas para visitação gratuita no dia 18 de maio, das 18h até a meia-noite, além de 11 galerias de arte.