Canoas celebra o 12ª FESTIA de 28 de agosto a 03 de setembro

Foto: Miguel Ramos
A partir da próxima segunda-feira, dia 28 de agosto e até o dia 03 de setembro, Canoas tem compromisso marcado com o teatro. Realizado pelo Grupo TIA, com apoio da Prefeitura de Canoas e Sesc Canoas, o 12° FESTIA – Festival Internacional de Teatro em Canoas – irá promover atrações de teatro, música, dança, circo, performances, atividades formativas, bate-papos, homenagens e exposição, a maior parte com acesso gratuito. Participam artistas, grupos e companhias de teatro de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Serão, ao todo, 23 atividades em sete de dias de intensa programação.

A abertura oficial ocorre às 14h, no Teatro do Sesc Canoas (Guilherme Schell, 5340, Centro), em Canoas, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, com a performance “Sob seus Olhos”, apresentada pela artista Kanauã Nharu, uma visão singular e pessoal da artista não-binária sobre o Orixá Exu, divindade venerada dentro do panteão da religião afro-brasileira. Na sequência, o grupo Tormenta de Lagartos (Uruguai) marca, novamente, sua presença com o trabalho “El Corte Tango Varieté!”. Dirigido e interpretado por Belén Rodríguez y César Ramirez, a peça apresenta dois personagens do subúrbio, Cocotte e Malevaje, que apresentam duas pantomimas individuais, com mímica de palhaço e números de tango. Encerrando o primeiro dia, o espetáculo “Choupana do Preto Velho Pai Antônio”, o ator Edgar Alves promove o encontro com o místico, ao estilo teatro lambe-lambe, no espetáculo “Choupana do Preto Velho Pai Antônio”, a partir de uma das entidades mais respeitadas da Umbanda, o preto-velho.

Entre os destaques da programação, está o 2° Encontro de Bufões, com atrações de diferentes cidades, que ocorrerá no Calçadão do Centro de Canoas, no dia 29, às 12h, promovendo a interação com os transeuntes da cidade. Essa edição é organizada pelo grupo uruguaio Tormenta de Lagartos, intercambiando com grupos locais e regionais, tais como Arthur Côrtes (Eitapega é Teatro/Canoas), Cláudia Severo (Corpos & Sombras/São Leopoldo), Núbia Quintana (Porto Alegre), Fabiano Silveira e Isabel Grinberg (Coletivo Arteir@s/SC). Ainda no dia 29, às 19h, serão comemorados 03 anos do Espaço Cultural Jutaí (Rua Jutaí A. M. Pasqualli, 130, Olaria, Canoas) com a performance “Ensaio Aberto. O artista Arthur Côrtes apresenta cenas aleatórias dos espetáculos, causos sobre suas criações e curiosidades diversas da sua trajetória, tudo com espaço para interação do público.Nesta edição, o homenageado e ganhador do Troféu Gato Preto é o Quilombo Chácara das Rosas, que teve início com o casal João Maria Genelício de Jesus e Rosalina Correa de Jesus. Na década de 1940, o casal se mudou da localidade do município de Gravataí, para o recém-emancipado município de Canoas, que, antes da emancipação, em 1939, era o 4º distrito de Gravataí e mantinha estreitos vínculos socioeconômicos com o então município sede. A distinção será entregue na quarta-feira (30). O Troféu Gato Preto é uma escultura de criação do artista canoense João Máximo. Programação Diversa e GratuitaFazendo sua estreia no 12º FESTIA, são aguardados os espetáculos “Pinocchio, uma História com a Perna Curta”, do grupo Circo Rodado, do Paraná, e “Seu Da Rosa e o monstro”, da Cyathus Teatro de Animação (SC), no dia 02 de setembro, às 11h30min, no Brick da Inconfidência (Largo do Canteiro Central da Avenida Inconfidência, Marechal Rondon), e “Cuz Cuz  100 Concerto”, de Junio Santos, do Ceará, que interpreta o Palhaço Cuz Cuz, atração no dia 02 de setembro, sábado na (Rua A e B, Loteamento Prata, Fátima, Canoas). Também, pela primeira vez no RS, apresentam-se “Moby Dick e os Caçadores de Baleias”, da Cia. de 2 (SP), que se apresenta na sexta-feira (25), às 20h, no Teatro do Sesc Canoas, e o Grupo Buraco D’Oráculo (SP) com o espetáculo “Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro”, no dia 03 de setembro, domingo, às 17h, no Parque Getúlio Vargas (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700, Marechal Rondon, em Canoas). Da Argentina, o destaque é a Companhia Juli Títeres, que fusiona as linguagens artísticas circo e teatro de fantoches. O grupo apresenta pela primeira vez no RS “El Mundo de Petrushka”, no dia 03 de setembro, no Parque Getúlio Vargas, às 16h (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700, Marechal Rondon).Retornando ao Festival, o artista visual pernambucano GHuga Távora estará comandando o Laboratório Criativo Imaginautas, com vivências coletivas utilizando diversas técnicas de estamparia. Será no dia 30 de agosto, às 10h, na Associação Pestalozzi (Av. Guilherme Schell, 6206, Centro), em Canoas). 

Cruzando linguagens e firmando parcerias, o 12º FESTIA promove o lançamento do livro “Do Pão à Cena – Perspectivas de um Teatro Popular e Periférico” de autoria de Marcelo Militão, no Sarau RS 3D – Caminhos Para a Produção Literária, na Av. Dr. Barcelos, 430 – Centro, Canoas, sede do Laboratório-Escola de Arte Popular (LAB), no dia 02 de setembro, das 16h às 22h, em uma parceria entre o LAB, Grupo TIA, Projeto Geloteca (7º Setor), que conta com o financiamento do Edital FAC Publicações da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do RS.  – São 12 anos de resistência, promovendo conexões entre as pessoas e as artes, seja nas ruas, nas praças, nos teatros e nas periferias, observa o coordenador geral e curador do FESTIA, Marcelo Militão. Ele ressalta, ainda, a importância do encontro com colegas artistas e produtores, bem como parceiros. – Continuamos, com a nossa arte, subvertendo as dificuldades impostas nos últimos anos, afirma Militão. Com resiliência, o FESTIA segue com sua proposta de fomentar redes, espaços e trabalhos, promovendo, especialmente, a potência dos grupos e artistas locais e regionais.

A programação completa pode ser vista no @festivalfestia/
FICHA TÉCNICA:
Coordenação geral e curadoria – Marcelo Militão 
Coordenação de produção – Mariana Abreu
Produção executiva – Mário Ferrolho 
Produção executiva – Edgar Alves 
Assistência de produção – Gabriel Gonçalves
Assistência de produção – Kanauã Nharu
Assessoria de imprensa – Silvia Abreu
Social media – Wender Zanon
Design gráfico – Priscila Maciel 
Coordenação fotográfica – Tony Capellão
Coordenação audiovisual – Renato Souza/Chama Vídeo Independente
Canais de comunicação:
Instagramhttps://www.instagram.com/festivalfestia/?hl=bg
Facebookhttps://www.facebook.com/festivalfestia/
E-mailfestivalfestia@gmail.com

Por: Silvia Abreu