​La Casa de las Lloronas estreia na Sala Álvaro Moreyra

Foto Nina Braga

La Casa De Las Lloronas, inspirado em A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, é o espetáculo teatral de conclusão do Curso de Formação Turma manhã/2022 de Escola Casa de Teatro. A montagem é dirigida por Larissa Sanguiné e Victória Sanguiné, tem direção coreográfica de Thiago Ruffoni, direção musical de Everton Rodrigues e orientação corporal e de ritmo em dança flamenca de Juliana Kersting. A estreia acontece na Sala Álvaro Moreyra, dia 23 de fevereiro, e segue em cartaz até o dia 26 do mesmo mês. Ingressos no site da EntreAtos.

A peça é uma releitura através do olhar das mulheres da obra, pelas atrizes, que dialogam com o autor, apresentando também breves contextos da vida de Lorca. Para a composição das personagens, as atrizes e os atores se usam de ações desconstruídas que são conduzidas através de criações de performances, que revelam a ação interna destas mesmas como parte da encenação. A pesquisa feita tenta aproximar atmosferas latino-americanas, através de textos produzidos pelas atrizes, como depoimentos que embaraçam suas problematizações e possíveis sensações das personagens, bem como através da musicalidade do trabalho.

A encenação conta não somente com interpretação textual, mas também com proposições atmosféricas, onde o elenco é desafiado a encontrar momentos de dança, cantando ao vivo, com ambiências sonoras através de instrumentos e objetos. Tais propostas vêm sendo pesquisadas de diferentes maneiras através das realizações da Escola, identificando uma das características dos trabalhos da Casa de Teatro.

Sinopse:
Uma reelaboração da obra A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, escrita em 1936, sob a experiência da guerra civil espanhola, e que teve sua primeira montagem em 1945, em Buenos Aires. A encenação problematiza o enclausuramento de Bernarda e suas filhas, sob o luto da morte de seu segundo marido. Uma matriarca enrijecida pelos padrões impostos da zona rural espanhola da época zela pela dignidade e integridade das filhas, vigiada pelas diretrizes machistas e misóginas dos homens.

Teaser: https://drive.google.com/file/d/18D6NS5grwEs-xb0AvLTIFrqAfljuCCni/view?usp=share_link

Serviço:
O quê: Espetáculo teatral La Casa de las Lloronas
Quando: Dias 23 e 24 de fevereiro, às 20h, e dias 25 e 26 de fevereiro, às 18h e às 20h (2 sessões)
Onde: Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Veríssimo, 307)

Ingressos:
R$ 45,00 Inteira
R$ 22,50 (desconto para Estudantes, Idosos, Classe Artística, Professores, Alunos da Escola Casa de Teatro e Amigos da Casa)
Bilheteria on-line pelo site www.entreatosdivulga.com.br/lacasadelaslloronas

Por: Liane Strapazzon