Espetáculo circense Esperando Rodå estreia a programação do Porto Verão Alegre

Foto: Sabrina Mesquita

24º Porto Verão Alegre traz à capital o espetáculo circense Esperando Rodå, único da categoria no festival em 2023, da Dupla Gomesninow (RJ/RS). A encenação retrata um pouco das dificuldades e belezas de se viver da arte de rua. As apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de janeiro, quarta e quinta-feira, 20h, no Teatro do SESC (Alberto Bins, 665). Ingressos à venda no site do festival.
Esperando Rodå é o resultado da residência artística realizada pela Dupla Gomesninow/Coletivo Bravos no Polo Carioca de Circo Casa Escola Benjamim (Teatro de Anônimo). O espetáculo é fundado principalmente sobre o trabalho dos atores/circenses. Sem diálogos falados na maior parte do espetáculo, são suas ações que comunicam seus sentimentos à plateia. O cenário para esta história é minimalista e tem como base os equipamentos de circo utilizados, que se modificam ao longo da peça pela manipulação dos próprios artistas.

Em cena, apresentam ao público um esporte radical ainda pouco difundido no Brasil, mas de grande encanto para as crianças e jovens: o BMX Flatland. Esporte de equilíbrio onde as manobras com a bicicleta são executadas no solo. Além da bicicleta, viajam e brincam com equipamentos de malabares que fazem parte do cenário, se penduram em cordas, giram e se equilibram em uma mandala (roda cyr). Tocam músicas ao vivo e dialogam diretamente com o público, como sempre ocorre nas rodas de artistas de rua. No roteiro, os números circenses não se enquadram como demonstrações altamente virtuosas, mas como metáforas/símbolos da vida de dois artistas de rua. Em poucos minutos, transitam entre a euforia, a tristeza, a resignação e a alegria. Neste desenrolar, a procura e as descobertas são mostradas com a leveza da arte de divertir-se com o que se tem em mãos.

SinopseDois artistas em duas rodas circulam por seu mundo construindo sonhos. Quando uma destas rodas some, tudo se abala. Os problemas, as relações e a busca por uma solução, aparecem em números de circo e de esportes radicais, trazendo ao teatro equipamentos muitas vezes vistos na rua, transformados em uma brincadeira.

Sobre a dupla: Gomesninow é formada por Gabriel GOMES e Carina NINOW, artistas de múltiplas habilidades e oriundos de diferentes vertentes artísticas que personificam o casal pop-street do romantismo moderno: Mr. Gomes e Srta. Ninow. Atuam com esse nome desde 2012, quando decidiram intensificar seus estudos na arte de rua.
Teaser: https://youtu.be/4RGyda57dDU
Vídeo na íntegra: https://youtu.be/FJC6rscZgXc

Ficha técnica
Autor: Dupla Gomesninow
Direção: João Carlos Artigos
Elenco: Carina Ninow e Gabriel Alves Gomes
Direção de Arte: Patrícia Muniz
Figurinos: Patricia Muniz
Assistente de Figurinos: Camila Scorcele
Iluminação: Tamara Torres
Apoio Musical: Ricardo Cotrim
Arte Gráfica: Karine Drumond
Realização: Dupla Gomesninow e Teatro de Anônimo
Co-realização: Coletivo Bravos
Produção Executiva: Glauber Gonzalez
Número de Roda Cyr
Direção Artística: Fidelys Fraga
Direção Técnica: Gabriel Jacques
Concepção e Produção Musical: Clauber Fabre
Realização: Cia. Up Leon

Serviço:

O quê: Espetáculo de Circo Esperando Rodå
Quando: Dias 25 e 26 de janeiro, quarta e quinta-feira, 20h
Onde: SESC Alberto Bins (Avenida Alberto Bins, 665, Centro Histórico)
Classificação Etária: Livre
Duração: 55 min
Gênero: Circo
Classificação: Livre
Nas duas datas haverá recursos de acessibilidadeIngressos: https://ingressos.portoveraoalegre.com.br/esperando

Por: Liane Strapazzon