Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada com concerto gratuito

Foto: Iasmin Bossa

No dia 10 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há 19 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). Para a apresentação de abertura da temporada 2022, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com obras de compositores brasileiros e também do estilo neoclássico. O espetáculo também marca as comemorações do aniversário de 250 anos de Porto Alegre.

“Teremos obras de Ernani Aguiar e Clovis Pereira, que se conectam pelos ritmos nordestinos; seguidas de Nepomuceno e Respighi, que se unem pelo estilo Neoclássico. Também apresentaremos Brahms, que não tem uma conexão clara com as peças anteriores, mas é ótima para encaminhar o encerramento do programa. Por último, faremos uma homenagem ao aniversário de Porto Alegre, com Deu Pra Ti”, comenta o maestro Tiago Flores.

As primeiras obras a serem executadas são Quatro Momentos nº 3, de Ernani Aguiar (1950), e Três Peças Nordestinas, de Clovis Pereira (1932). Depois haverá Suite Antiga, de Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Antiche Danze ed Arie – 3ª suíte, de Ottorino Respighi (1879-1936). De Johannes Brahms – (1833-1897), a Orquestra executa Scherzo para cordas, com arranjo de William Barros. Ao final do concerto, a Orquestra recebe André Flores (voz e guitarra) para interpretar Deu Pra Ti, de Kleiton e Kledir.

TEMPORADA 2022 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em três séries de concertos: Domingo Clássico, Concertos Populares e Concertos Didáticos.

Pela série Domingo Clássico serão 9 concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional.

Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará os shows Clássicos do Rock Gaúcho, com diversos convidados, no Araújo Vianna; Divas do Pop e Especial Queen, juntamente com o vocal TAKT, ambos no Theatro São Pedro.

A Orquestra da Ulbra também dará continuidade aos Concertos Didáticos, para crianças de escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estão previstos sete concertos nos meses de abril e maio.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |ABERTURA DA TEMPORADA 2022

DOMINGO CLÁSSICO 

Data:Domingo (10/4) 

Horário:19h

Local:Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

Transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra: https://www.youtube.com/orquestradecamaradaulbra

PROGRAMA

Ernani Aguiar: Quatro Momentos nº 3

Clovis Pereira: Três Peças Nordestinas

Alberto Nepomuceno: Suite Antiga

Ottorino Respighi: Antiche Danze ed Arie – 3ª suite

Johannes Brahms: Scherzo para cordas (Arranjo William Barros)

Kleiton e Kledir: Deu Pra Ti

Participação de André Flores (voz e guitarra)

REGÊNCIA: Tiago Flores

Os concertos da Orquestra de Câmara da Ulbra são realizações da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Por: Raphaela Donaduce Flores