Março é o mês de ELLAS

Foto: Zé Roberto Muniz

Música sempre é uma forma de celebração. E sendo uma celebração, nada melhor do que poder, através de canções, homenagear alguém. No caso do álbum ELLAS, do cantor e compositor tramandaiense Marcelo Astiazara, a música é uma forma de homenagear as mulheres e, mais especificamente, as grandes cantoras e grandes mulheres que fizeram e fazem parte de sua vida – “ELLAS é um sonho antigo. Uma oportunidade de estar perto musicalmente de artistas incríveis, de vê-las compartilhando estas composições e de agradecer pelo tanto que contribuíram como referências – musicais e pessoais, em diversos momentos da minha vida!”, destacou. O disco reúne nove vozes femininas  dando vida às canções do compositor e tem lançamento previsto para o próximo dia 13 de março, em todas as plataformas de música.

O álbum, composto por dez faixas, é um mix de estilos que incluem: Bossa Nova, Pop, Balada e até Rock. Com exceção das canções ”Eu vi um passarinho”, poema da cantora Gabriella Maurente, e ”A Cantora de Jazz”, que possui um trecho em francês composto em parceria com a amiga Myriam Ghodbane, todas as músicas do disco foram compostas pelo cantor que viu na oportunidade de convidar estas grandes amigas, a chance de vê-las cantando suas composições  – “A maioria das artistas que participaram desse álbum foram inspiração para as composições. São amigas que, em algum momento da minha vida, me marcaram com suas interpretações vocais e eu fico muito feliz de estar compartilhando este momento com elas!”, explicou.    

ELLAS contou com a participação das artistas gaúchas Gabriella MaurenteLílian TressoldiMarieli Oliveira, Eli de FreitasDudelKézia Borges e Luisa Rossoni, participante do programa The Voice Kids; da carioca Renata Benévolo, que fez parte do clássico grupo “Os Abelhudos”; e da baiana Vitória Lago.  Em “Valsinha de Amor”, música de trabalho deste projeto, Marcelo divide os vocais com a vocalista do grupo Samba Delas, Eli de Freitas, que comentou como foi fazer parte deste álbum. – “Comecei minha carreira muito nova e já passei por alguns estilos diferentes do que o que faço hoje (samba). E ser convidada para participar deste disco foi como retornar às minhas raízes, visitar estas coisas que eu já conhecia, além de ser uma alegria poder fazer parte de um projeto tão interessante e que tem essa pegada tão pessoal e intimista do Marcelo! Fiquei muito feliz!”

Com a chegada da pandemia, o processo de gravação do disco se tornou um pouco mais lento devido às incertezas sobre tudo e a falta de recursos financeiros – “Vida de artista já é não é muito fácil em tempos normais, com a pandemia foi ainda mais dificultoso”, lamentou Marcelo. Inicialmente, o trabalho de pré-produção começou a ser feito em conjunto com o músico e produtor Matheus Albuquerque e, na sequência, quem assumiu a produção foi o músico Thiago Heinrich. Toda a gravação instrumental foi feita de modo remoto, no próprio home studio do artista em Porto Alegre –“Fiz muita coisa em casa e trocava sempre com o Thiago que trabalhava diretamente do estúdio dele, em Parobé”, contou. Conforme foram acontecendo as flexibilizações, as cantoras começaram a gravar suas vozes isoladamente em estúdio, um trabalho feito a distância e que não possibilitou muitos encontros presenciais com o cantor que torce para que este encontro coletivo aconteça muito em breve – “Não vejo a hora de me reunir com todas elas! Aí vai ser uma grande celebração mesmo!”. 

Com 20 anos de estrada na cena musical, Marcelo também se dedica a outros projetos de destaque, como o duo Danadões, com o músico Robson Almeida, com quem divide os palcos e com quem já lançou 3 álbuns. O duo faz sucesso em shows dentro e fora do Brasil. Além disso, o cantor também já fez algumas parcerias com artistas consagrados, como a dupla Kleiton & Kledir; além de já ter garantido o primeiro lugar no estadual de 2014 do Festival da Canção Francesa, promovido pela Aliança Francesa. Estas conquistas na trajetória como artista, só complementam, segundo ele, este momento em que conseguiu realizar o sonho de reunir estas grandes mulheres em seu primeiro disco “solo”, que ele mesmo faz a ressalva – “Eu não diria que é um disco solo, embora eu seja o idealizador. O caso é que estou bem acompanhado por estas maravilhosas cantoras e me sinto imensamente feliz por ver artistas que eu admiro tanto interpretando algumas de minhas composições. Essa troca também é valiosa!”

ELLAS tem lançamento previsto para o próximo dia 13 de março, em todas as plataformas de música.

SERVIÇO:

Março é o mês de ELLAS – Primeiro disco de Marcelo Astiazara reúne nove grandes artistas da nossa música e tem lançamento previsto para o dia 13 de março.

QUANDO: 13 de março

ONDE: Em todas as plataformas de música

FICHA TÉCNICA ELLAS:

Marcelo Astiazara e Gabriella Maurente, Lílian Tressoldi, Marieli Oliveira, Luissa Rossoni, Eli de Freitas, Duda Rocha, Renata Benévolo, Kézia Borges, Vitória Lago. 

Pré produção: Marcelo Astiazara/Matheus Albuquerque 

Produção: Marcelo Astiazara/Thiago Heinrich 

Gravação: Thiago Heinrich 

Capa e artes: Gabriel Alves 

Músico participante: Gabriel Casagrande, sax na faixa ”Eu vi um passarinho”

Por: Camila Sequeira