Diogo Nogueira transforma o Araújo Vianna numa imensa roda de samba

Foto: Tony Capelão/No Palco

Na última sexta-feira (26), o sambista Diogo Nogueira subiu ao palco do Araújo Vianna, em Porto Alegre, para apresentar seu mais recente projeto: “Samba de Verão”, que estreou no Rio de Janeiro, em julho.

Com trinta minutos de atraso e casa lotada, Diogo retornou ao palco onde se apresentou pela última vez antes do fechamento provocado pela crise sanitária. Naquela ocasião, o cantor apresentou o show de lançamento do DVD “Ao Vivo em Porto Alegre”, gravado no mesmo Araújo Vianna em agosto de 2019.

Como uma metralhadora musical, Diogo Nogueira emendou vários pout-pourris com clássicos do samba e da MPB num repertório selecionado especialmente para esta turnê. Mal dando tempo de o público respirar entre uma execução e outra, a abertura foi com Fundo de Quintal e Arlindo Cruz em “Divino e Natural”, “Hoje Tem Samba” e “Bom Ambiente” que antecederam a primeira canção cantada pela plateia: “Ouro da Mina”.

Numa noite repleta de homenagens, a primeira foi com a inédita “Bota pra Tocar Tim Maia” e os clássicos do síndico “Primavera” e “Do Leme ao Pontal” que botou o público a dançar nas cadeiras do auditório. Para a sua madrinha Beth Carvalho ele emendou “Andança”.

Outras referências do samba e do pagode não faltaram como nas menções a baluartes como Jovelina Pérola Negra (“Sorriso Aberto“), Zeca Pagodinho (“São José de Madureira”) e Jorge Aragão (“Eu e Você Sempre” e “Já é”) ou ainda aos contemporâneos Vou pro Sereno, Art Popular e Exaltasamba, quando o músico desceu pra dar um afago na plateia e percorrer todo o fosso em frente ao palco.

Um dos momentos mais catárticos foi quando ele cantou “Força Estranha”, de Caetano Veloso, e “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil, quando ele apresentou a banda ao público. Ao pai João Nogueira, Diogo dedicou ’’Bons Ventos” e “Amor de Fato’’. Já a namorada Paolla Oliveira foi lembrada com a também inédita “Flor de Caña”, composta especialmente à musa global, lançada em outubro deste ano. E num final arrebatador com “Vai Embora Não” e “Pé na Areia”.

Em mais de uma hora e quarenta de apresentação, Diogo Nogueira trouxe um setlist de celebração ao samba em quase 30 canções para reencontrar o público gaúcho. E pela receptividade o retorno será em breve.