Kleiton & Kledir celebram 40 anos e reencontram o público em concerto especial da OSPA

Foto: Monica Ramalho

A dupla Kleiton & Kledir completou 40 anos de carreira em 2020 e a celebração seria em grande estilo, no final de março, com um concerto ao lado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Agora chegou a hora de retomar esses planos suspensos devido à pandemia de COVID-19. No sábado, 6 de novembro, às 17h, a Casa da OSPA recebe os irmãos pelotenses para um concerto recheado com seus hits em arranjos inéditos. A regência é do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo). Haverá transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube.

Ao lado de Kleiton (voz, violão e violino) e de Kledir (voz e violão), estarão Rick de la Torre (bateria), André Gomes (baixo) e Dudu Trentin (piano). Trentin também assina os arranjos das músicas para a orquestra e a peça “Abertura Instrumental Kleiton e Kledir”, composta especialmente para este concerto com inspiração no repertório da dupla. 

O espetáculo marcará o primeiro encontro de Kleiton & Kledir com o público depois do início da pandemia. A dupla cancelou uma série de apresentações e até agora não havia retomado os shows presenciais. A expectativa de Kledir é grande: ”Estamos vivendo essa série de celebrações de 40 anos e a OSPA recém completou 70 anos também. Para nós tem um componente a mais: cursamos composição e regência na UFRGS e algumas das nossas melhores lembranças são os ensaios da OSPA. Às vezes a gente passava a tarde inteira assistindo ensaio, com as partituras nas mãos, estudando. Foi algo precioso”, lembra Kledir, que também estudou flauta na Escola da OSPA. 

Fundindo a música de concerto com a música popular, o espetáculo promete um panorama da carreira da dupla, desde o primeiro sucesso, “Vento Negro”, clássico dos Almôndegas escrito por José Fogaça, passando pelos sucessos “Maria Fumaça”, “Deu pra Ti” e “Vira Virou”, até a música mais recente, “Paz e Amor”, lançada em 2020 como single em conjunto com o MPB4. “Neste último ano, vi as pessoas muito angustiadas, sofrendo perdas, mas no meio dessa loucura de pandemia, enxergamos muitos movimentos de solidariedade, ajuda, que nos encheram de esperança. É disso que a canção fala”, explica Kledir.  

O repertório inclui também o sucesso “Estrela Estrela”, do irmão Vitor Ramil e até mesmo uma música infantil, “Bicho Gente”, do projeto “Par ou Ímpar”. As canções foram escolhidas a dedo dentro do vasto repertório da dupla, que atravessa gêneros musicais como rock, pop, regional e erudito. Além de mergulhar na história de Kleiton & Kledir, a OSPA interpreta também “Episódio Sinfônico”, do compositor brasileiro Francisco Braga (1868 – 1945).

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

22º concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

40 ANOS KLEITON & KLEDIR

Quando: 6 de novembro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.

Onde: Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (4), às 12h, até sexta-feira (5), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (5) e sábado (6), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Por: Luiza Piffero