Em sua 10ª edição, o FESTIA celebra sua trajetória e reafirma o hibridismo de linguagens

Foto: Diego Sena

Uma intensa programação vai marcar o 10° Festival Internacional de Teatro em Canoas – FESTIA, que se realiza de 22 a 31 de outubro, no município da Região Metropolitana de Porto Alegre. Mesmo com as limitações ditadas pelo momento pandêmico, o evento resiste com uma programação diversa, oferecendo atrações de teatro, música, performances, workshops, bate-papos, seminário, lançamento de documentário, que ocorrerão em formato híbrido e com acesso gratuito.

Com o tema “Cultura Resiste: hibridismo e trajetória”, o Grupo TIA, realizador do projeto, destaca eixos estruturantes do festival, que se mantém há uma década buscando mostrar o que há de emergente na cena nacional e internacional. Nesta edição, são 20 os grupos e companhias convidadas, representando os estados de São Paulo, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia e países como o Uruguai, Peru e Argentina. Entre os grupos elencados, estão: Cia Khaos Cênica, Coletivo Panapaná, Coletivo Poetas Vivos, Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar, Grupo Skatá, Grupo TIA e o Laboratório-Escola de Arte Popular.

A abertura oficial, no dia 22, às 20h, será marcada pela exibição do vídeo documentário “FESTIA 10 Anos”, dirigido por Renato Chama (Chama Vídeo Independente) sobre a história do festival. A noite encerra em clima de festa e reflexão, com o show performático e musical a cargo do Coletivo Poetas Vivos. A transmissão é online no canal do YouTube do FESTIA.

Na programação, está o projeto “Trajetos Sonoros”, performances sonoras estruturadas em um carro de som, utilizando como base os poemas do artista Elton Manganelli (1948-2021), falecido em agosto deste ano, como forma de homenagear o cenógrafo, desenhista, escultor, pintor e professor gaúcho. A atividade, que ocorrerá entre os dias 25 a 29/10, terá como trajeto cinco bairros da periferia da cidade, reforçando a descentralização de atividades dentro do festival de forma segura em relação à pandemia de Covid e suas variantes.

Uma das novidades do FESTIA é o Seminário “Festivais de Grupos de Teatro” (25, 26), que visa à reflexão e à tomada de estratégia para um segmento específico, dentro do abrangente panorama dos festivais organizados por grupos de teatro. Nessa primeira edição, serão dois encontros com a representação de coordenadores de importantes festivais do RS, SP, CE, MT e RO, que serão convidados a refletir e idealizar aspectos pertinentes desses formatos de festivais, suas possibilidades de fomento e seu papel na sociedade.

O Festival também oferece momento de trocas. Assim, o bate-papo “10 anos de FESTIA” (27) vai propiciar o encontro com artistas de SP, PR e Uruguai, que participaram de outras edições, ao longo dos 10 anos do festival. O objetivo é fazer esse apanhado histórico e debater sobre suas vivências no FESTIA.

Foto: Tiemy Saito

PROGRAMAÇÃO:
 
22/10 – Sexta-feira
20h – Abertura: Apresentação do documentário FESTIA – 10 anos
20h30min – Coletivo Poetas Vivos – Porto Alegre – Show Poético-Musical
Online no canal do YouTube do FESTIA 
 
23/10 – Sábado  
15h – Grupo TIA – Canoas
Espetáculo Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética
Local: Rua das Torres B, Nº 440 – Bairro Fátima
 
24/10 – Domingo
19h – Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar -Canoas
Espetáculo: Exposição A Última Invenção 
Online no canal do YouTube do FESTIA 
 
25/10 – Segunda-feira
9h30min às 12h – Oficina “Guia do Palhaço de Rua”, com Fernando Chacovachi, da Escola Internacional de Palhaços e Artistas de Rua (Argentina)
Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6
 
10h às 11h – Contação de História com Rosane Castro – Gravataí. Sesc Mais Leitura. Vozes da África: O Cavalo da Palavra
Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
 
14h às 15h – Contação de História com Rosane Castro – Gravataí, Sesc Mais Leitura. Vozes da África: O Cavalo da Palavra
Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
 
16h – Trajetos Sonoros – Bairro Guajuviras
 
19h às 21h – Seminário: Festivais de Grupos de Teatro
Tema: “Organização e Possibilidades dos Festivais de Grupos de Teatro no Brasil”. Participação de Selma Pavanelli, do Festival Palhaçaí – Circo e Teatro (RO); Robson Cavalcante, do Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas (CE); Hamilton Leite, da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre e do Encontro Nacional de Teatro de Rua (RS).
 
26/10 – Terça-feira
9h às 12h – Oficina PUKLLAY: “Teatralidades Andinas, Memória e Subversão”, com Augusto Casafranca, do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru)
Inscrições:https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6 
 
10h às 11h – Contação de História com Rosane Castro (Gravataí), dentro do projeto Sesc Mais Leitura Vozes da África: O Cavalo da Palavra
Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
 
14h às 15h – Contação de História com Rosane Castro (Gravataí), dentro do projeto Sesc Mais Leitura Vozes da África: O Cavalo da Palavra
Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições: agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
 
16h – Trajetos Sonoros – Bairro Mathias Velho
 
19h às 21h – Seminário: “Peculiaridade e Potência dos Festivais de Grupos de Teatro no Brasil”. Participação de Tânia Farias, do Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem (RS); Edson Paulo, da Mostra de Teatro de São Miguel Paulista (SP); Jefferson Jarcem, do Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua (MT).
 
27/10 – Quarta-Feira  
9h às 12h – Oficina de Teatro PUKLLAY: “Teatralidades Andinas, Memória e Subversão”, com Augusto Casafranca, do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) Inscrições:  https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6
 
16h – Trajetos Sonoros – Bairro Rio Branco
 
19h às 21h – Bate-papo – “10 Anos de FESTIA”.  Participação de César Ramirez e Belén Assandri, do Grupo Tormenta de Lagartos (Uruguai); Tiago Munhoz, do Grupo Rosa dos Ventos (SP); Rachel Coelho, da Produtora 2 Coelhos Comunicação e Cultura (PR).  
    
28/10- Quinta-Feira
10h às 12h – Oficina de Manipulação de Bonecos de Luva, com Javier Peraza, pela Cia. Títeres Cachiporra (Uruguai) 
Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6 
 
16h – Trajetos Sonoros – Bairro Niterói 
 
19h às 21h – Bate-papo “Caminhos de Resistência Cultural”. Participação de Leandro Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (RS); Gabriel Gonçalves, Coordenador do Colegiado Setorial do Teatro e Circo de Canoas (RS); Michele Rolim, Conselheira Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul do segmento Artes Cênicas (POA/RS).
 
29/10 – Sexta-Feira    
10h às 12h – Oficina de Manipulação de Bonecos de Luva, com Javier Peraza, da  Cia. Títeres Cachiporra – Uruguai
Inscrições: https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6 
 
16h – Trajetos Sonoros – Bairro Mato Grande
 
19h – Cia KHAOS Cênica – Canoas
Espetáculo Vapor Barato
 
30/10 – Sábado  
19h – Coletivo Panapaná – Canoas 
Espetáculo “Mulheres que Inspiram”, com Maria da Penha
 
19h30min – Grupo Skatá – Canoas
Espetáculo “Nós Entre Nós” | Ato IV – Censurados
 
31/10 – Domingo
19h – HOMENAGEM ao Laboratório-Escola de Arte Popular (Canoas)
 
19h30min – Laboratório-Escola de Arte Popular – Canoas
Espetáculo “Escorre” 
 
Acompanhe e saiba mais sobre a programação:https://linktr.ee/festivalfestia 

Formulário para inscrição às oficinas:https://forms.gle/aGXz2SQ9jJ9z94za6



Por: Silvia Abreu