Sedac lança o Edital FAC Expressões Culturais

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), lança nesta quinta-feira (30) o Edital FAC Expressões Culturais, que destinará R$ 2 milhões para o desenvolvimento de projetos culturais relacionados às culturas populares e ao artesanato.

A live de lançamento será às 17h30 na fanpage da Sedac – Facebook/rs.sedac, com a participação da secretária da Cultura, Beatriz Araujo; do diretor de Fomento da Sedac, Rafael Balle; do diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi; do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic/Famurs) Juliano Müller; do coordenador do Comitê Gestor da Política Cultura Viva, Leandro Anton; da coordenadora do Colegiado Setorial de Culturas Populares, Sandra Maciel; e da coordenadora do Colegiado Setorial de Artesanato, Rejane Verardo.

Este é o segundo dos sete editais que integram as ações do programa do governo do Estado Avançar na Cultura. O edital é executado pelo Pró-cultura RS, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Inscrições

As inscrições abrem nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, data da publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOERS).

Os proponentes que tiverem seus projetos contemplados receberão financiamento direto não reembolsável do Pró-cultura RS (Fundo de Apoio à Cultura – FAC) para a realização das atividades previstas. Para garantir a descentralização regional dos recursos, serão assegurados valores para proponentes de cada uma das nove regiões funcionais do estado, em conformidade com a respectiva proporção da população.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, enfatiza que, com o FAC Expressões Culturais, a Sedac reafirma seu compromisso em estimular ações de capacitação, produção, difusão e promoção do setor. “Esse edital deve abranger as comunidades tradicionais, o carnaval e as rodas de samba, o slam, o hip-hop, a capoeira, os clubes negros, as festas tradicionais, a tradição, o folclore e o artesanato. Com mais essa ação, seguimos nossa meta de proporcionar a interação contínua entre os agentes culturais do Estado, em sua diversidade de atuação e produção cultural”.

De acordo com o diretor de Fomento, Rafael Balle, o segundo edital que está sendo lançado pela Sedac do Avançar na Cultura é ainda relacionado ao Patrimônio Cultural, desta vez, com foco nas culturas populares, inclusive, no artesanato. “Com mais este edital, a Sedac segue com o lançamento mensal de editais previstos pelo Avançar na Cultura. No próximo mês, será lançado o Edital FAC Visual; em novembro, o FAC Artes do Espetáculo; e, fechando o ano, em dezembro, o FAC Publicações. Nos primeiros meses de 2022, serão lançados ainda os editais FAC Filma RS, em janeiro, e FAC Territórios Criativos, em fevereiro, promovendo um investimento total de R$ 30 milhões em editais do FAC para todos setores da indústria criativa”.