Peça teatral ‘Negra, Sim!’ estreia dias 25 e 26/09

Foto: Valentina Saldanha

O espetáculo teatral “Negra, Sim!”, que estreia nos dias 25 e 26 de setembro próximo, no Clube Social Negro Seis de Maio, em Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre, pretende proporcionar ao público uma jornada de reflexão e valorização do ser humano, independentemente da sua cor ou origem étnica. É a afirmação necessária e urgente de reconhecimento da cultura afro-brasileira.

Escrita e dirigida pela produtora e atriz Silvia Maciell, a montagem do grupo Porão de Ensaio tem sessão no dia 25/09, às 15h (parte dos ingressos é destinado ao Quilombo Manoel Barbosa), e no dia 26, com sessões às 14h30min e às 16h30min. A entrada é franca, mas solicita-se a doação de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão repassados ao Quilombo Manoel Barbosa. No dia 25, a peça terá versão em Libras. O projeto foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 10/2020 – Saberes e Fazeres Culturais – Município de Gravataí/RS – Lei Aldir Blanc.

Com linguagem acessível e uma narrativa que inspira e conecta, “Negra, Sim!” conta a história de uma mulher negra que teve a infância marcada pela dor da exclusão. Porém, por conhecer e se orgulhar da verdadeira trajetória dos seus antepassados, ela se torna uma adulta autêntica, que encoraja outras crianças negras a buscarem o seu espaço. É o convite que a peça proporciona o despertar de uma nova tomada de consciência, com correção de posturas e atitudes mais empáticas e respeitosas. 

 “Negra, Sim!” tem direção geral e dramaturgia de Silvia Maciell e direção artística e coreografia de Sil Maciel. No elenco, sete artistas dão vida à história da personagem central de forma leve e colorida, com danças, músicas e outras expressões culturais. São eles: Carla Lopes, Felipe Conceição, Marco Júnior, Maria Lucilia, Renato Lima, Sil Maciel e Silvia Maciell. Os ensaios, que começaram em janeiro último, ocorreram, na sua maior parte, de forma virtual.

Integra o projeto, a realização de uma palestra com o antropólogo Iosvaldir Carvalho Bittencourt, como medida de prevenção ao racismo estrutural e a toda forma de preconceito. A palestra encontra-se disponível no Facebook e no Youtube da peça. “Negra, Sim!” atende aos propósitos da Lei 10.639/03, que obriga as escolas de ensino fundamental e médio a ensinarem sobre história e cultura afro-brasileira. 

Foto: Luis Ferreirah

SERVIÇO:

O Quê: Estreia do espetáculo teatral “Negra, Sim!” 

Onde: Clube Social Negro Seis de Maio (Rua Castilho Inácio Barcelos, 124, bairro Oriçó), Gravataí-RS. Apresentação presencial, atendendo aos protocolos sanitários ditados pela OMS e Governo do Estado do RS. Obrigatório o uso de máscara.

Quando: Dia 25/09, às 15h. Com Versão em Libras.

                Dia 26/09, às 14h30min e às 16h30min. 

Duração: 1 hora

Quanto: Entrada franca. Ingressos limitados

Agende seu ingresso pelo email: negrasimteatro@gmail.com

Solicita-se a doação espontânea de alimento não perecível

Gênero: Espetáculo infanto-juvenil 

Recomendação etária: Livre para todos os públicos

Projeto selecionado no âmbito do Edital de Chamamento Público nº 10/2020 – Saberes e Fazeres Culturais – Município de Gravataí/RS – Lei Aldir Blanc

Por: Silvia Abreu