OSPA apresenta estreia nacional da ópera “O Acordo Perfeito”

Crédito: Marilia Lima

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta nos dias 25 e 26 de setembro um dos maiores destaques da temporada 2021: a estreia nacional da ópera “O Acordo Perfeito”,  de Adolphe Adam (1803 – 1856). Pela primeira vez desde a inauguração em 2018, a Sala Sinfônica da Casa da OSPA receberá uma ópera completa, com cenário e figurinos originais, além de iluminação especial e legendagem. O diretor cênico Flávio Leite adaptou o texto original, trazendo a história do século XIX para os dias de hoje. Com regência e direção musical de Evandro Matté, o espetáculo é estrelado pelo trio de solistas Carla Domingues (soprano), Giovanni Tristacci (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono).

Para cada uma das récitas, o limite de público na Casa da OSPA será de 400 pessoas, um pouco menos de 40% da lotação. O ingresso é 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo), com distribuição a partir de quinta-feira (23/9). Haverá transmissão gratuita do espetáculo de domingo (26), às 17h, pelo canal da OSPA no YouTube. 

Sobre o espetáculo

“O Acordo Perfeito” é uma ópera cômica do compositor francês Adolphe Adam (1803 – 1856), muito conhecido pelo balé “Giselle”. Originalmente foi batizada de “Le Toréador ou l’Accord parfait”, com libreto de Thomas Sauvage, e fez um grande sucesso: após a estreia em 18 de maio de 1849, na Ópera Comique de Paris, permaneceu em cartaz por duas décadas. Nesta montagem inédita, a história se desenrola no Rio Grande do Sul de hoje. A adaptação, com diálogos em português, foi feita por Flávio Leite. 

A história trata de um triângulo amoroso. A cantora lírica Coraline, vivida por Carla Domingues, abandonou a carreira de sucesso na França para casar com o fazendeiro Belflor (Daniel Germano), mas deixou para trás um amor mal resolvido com o flautista Tracolin (Giovanni Tristacci). Quando o antigo amante decide visitar a cantora, o enredo toma rumos inesperados. “O desfecho inusitado traz luz ao tema borbulhante dos novos formatos de famílias e arranjos sociais, discussão tão inclusiva e importante de seguirmos fazendo em 2021. Se em 1849 a ópera foi um sucesso absoluto com este final, por que no século XXI o “acordo perfeito” causaria desconforto? Avançamos ou regredimos enquanto sociedade? Essa é outra função de qualquer forma de arte, nos chamar à reflexão”, pontua o diretor cênico, que também é cantor com presença constante no palco da OSPA.

Leite reforça que a ópera é pouco executada no mundo, pois o papel da protagonista é de grande dificuldade técnica e interpretativa. “Essa ópera só se programa quando se tem uma excelente soprano de coloratura, e o maestro Evandro Matté convidou a gaúcha Carla Domingues, que possui toda a habilidade técnica para interpretar essa personagem”, detalha o diretor cênico. Segundo o maestro e diretor artístico Evandro Matté, a pandemia, que impõe elencos e estruturas reduzidos, também influenciou na escolha do espetáculo: “Buscamos um título que envolvesse poucos solistas, nenhum coro e estrutura de orquestra menor para que pudéssemos respeitar o distanciamento social. Ao mesmo tempo, estamos muito felizes por conseguir realizar, neste momento, uma ópera que será histórica por ser a primeira na Sala Sinfônica”. 

Coube a Rodrigo Shalako o desafio de criar o cenário para a primeira ópera na Casa da OSPA, onde a orquestra dividirá o palco com os personagens. Tudo se passará na casa de Coraline e Belfor, que foi pensada para refletir o gosto dos personagens pelas artes visuais. Estará repleta de pinturas e esculturas assinadas por quatro artistas gaúchas: Mariza Carpes, Tina Felice, Michelle Bloedow e Mara Bellini. Já os figurinos são assinados por Antônio Rabàdan, e a iluminação, por José Luis Fagundes (Kabelo). 

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Série Casa da OSPA – Temporada 2021

O ACORDO PERFEITO

Quando: 25 e 26 de setembro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.

Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com a partir do meio-dia de quinta-feira (23). Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: a transmissão ao vivo será no domingo, às 17h, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br