Cinco filmes sobre moda para assistir de graça em casa

Pharrell Williams e Cara Delevingne no filme Reincarnation, de Karl Lagerfeld

A edição deste mês do projeto Mini Cine traz uma seleção de cinco fashion films independentes, que podem ser assistidos no conforto de casa. Escolhidos pela empresa de curadoria e experiência de cinema independente LORA, as obras refletem a excêntrica combinação do savoir-faire do mundo da moda com a potência de criar realidades fílmicas, explorando o universo de marcas de luxo como Gucci, Chanel e Prada.

Os curtas-metragens podem ser conferidos gratuitamente até o dia 16 de setembro, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br.

A seleção cinematográfica inicia com o primeiro episódio da minissérie italiana Ouverture Of Something That Never Ended, do diretor nomeado ao Oscar Gus Van Sant e do diretor de criação da Gucci, Alessandro Michele, mostrando a coleção de outono/inverno 2015 da marca. Depois, o público poderá conferir o filme francês Reincarnation, assinado pelo diretor de moda alemão Karl Lagerfeld e estrelado por Geraldine Chaplin e Cara Delevigne, além de Pharrell Williams, que dá vida a um jovem ascensorista cuja jaqueta do uniforme viria a inspirar a icônica jaqueta Chanel.

Já a grife Prada é representada em dois curtas: Castello Cavalcanti, do aclamado diretor americano Wes Anderson, filmado em um set de cinema italiano com ambientação histórica perfeita e atuação de Jason Schwartzmann; e A Therapy, de Roman Polanski, que mostra um terapeuta, interpretado por Ben Kingsley, obcecado pelo casaco Prada de sua paciente, vivida por Helena Bonham Carter.

Para finalizar, há ainda o filme chinês Taro Buddha, de Ziming Qin, que retrata a história profundamente pessoal de Yeuqi Qi, designer de moda e de joias apaixonada pela alta costura. Usando miçangas como tecido, ela se baseia em sua herança e tem como objetivo trazer as técnicas artesanais tradicionais chinesas para o cenário internacional.