Felipe Karam lança o single ‘Água de Santo’ no próximo dia 19 de agosto

Foto Afrovulto

O samba instrumental Água de Santo, que será lançado em 19 de agosto em todas as plataformas digitais, em formato single, foi escrito de forma coletiva por Felipe KaramMax Garcia Bruno Coelho, em meados de 2019. Porém, ao chegar no estúdio, em 2020, ganhou outra dimensão. A releitura em quinteto, com as influências jazzísticas do baixo elétrico de Miguel Tejera, da bateria de Dani Vargas e da guitarra de Antonio Flores, que, nesta música em particular, contribui também com sugestões de arranjos, somadas à brasilidade do violino de Felipe Karam e do violão de Max Garcia, resultaram na música de sonoridade autêntica que mais representa o trabalho autoral do violinista e compositor.

Água de Santo traz em sua essência características que representam uma africanidade ancestral no que diz respeito à condução rítmica de sua levada de samba partido alto brasileiro, lembrando as levadas de sambas de João Bosco, como Incompatibilidade de Gêneros e Ronco da Cuíca; traz, ainda, uma influência jazzística no que diz respeito à abordagem de improvisos sobre uma harmonia modal e uma levada com influência dos tambores do candomblé. A faixa foi gravada na Téc. Áudio, em Porto Alegre, em outubro de 2020, com produção musical e mixagem de Antonio Flores, masterização de Marcos Abreu e arte gráfica de Leo Lage.

Sobre Felipe Karam:

Natural de Porto Alegre, Felipe Karam é bacharel em Violino UFRGS (2002)  e   Mestre  em  Music  Performance  pela   City  University London (Londres-UK 2012). Também concluiu um “spring course”, no Centre Des Musiques Didier Lockwood (FR 2010), com o próprio, violinista consolidado na cena mundial do Jazz. Desde o início de sua trajetória, ainda em 1998, já sabia que queria fazer música popular ao violino. Com o Café Acústico, foi agraciado pelo Prêmio Açorianos (Melhor Grupo de MPB – 1999 e 2000) e vencedor do Festival de Música de Porto Alegre. 

A partir de 2004, deu início à sua carreira internacional, dividindo-se entre Brasil, Inglaterra e Estados Unidos. As formações internacionais de maior destaque foram Pocket Caravan, (3 discos lançados em Londres-UK), Grupo Caratinga (1 disco/1 Press Award UK 2011 – Melhor CD de Música Brasileira) e o trio Brazilian Ensemble  (Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012). Em 2018 lançou o seu primeiro disco solo autoral, “De Sol a Sol”, no qual arranja, compõe e interpreta, gêneros e ritmos da música brasileira e internacionais, ao violino de cinco cordas, fato peculiar na discografia brasileira. “De Sol a Sol” recebeu duas indicações ao Prêmio Açorianos de Música e foi selecionado no FEMUCIC 2019.

Em 2020 Karam foi reconhecido pelo Prêmio Trajetórias pela prefeitura de Porto Alegre, contemplado pelo prêmio FAC Digital RS, e com o projeto de educação musical Violino No Choro, pelo edital SEDAC 09/2020, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, pelo qual obteve reconhecimento nacional. Atualmente, prepara-se para o lançamento do  seu novo disco autoral, “Água de Santo”.

SERVIÇO:

O Quê: Lançamento do single Agua de Santo, de Felipe Karam

Quando: Dia 19 de agosto de 2021, quinta-feira

Onde: Plataformas digitais

Gênero: Livre | Classificação etária: Livre

Link Pré-Savehttps://onerpm.link/948660701428

Por: Silvia Abreu