Carlos Badia prepara o lançamento de ‘VOO’, seu terceiro disco autoral

Crédito da foto: Agência Conecta

O músico, compositor, escritor, produtor e ativador cultural Carlos Badia prepara o lançamento  do seu terceiro disco, VOO, previsto para o segundo semestre deste ano. O álbum instrumental reúne dez faixas autorais e mostra uma novidade na trajetória do artista, que apresenta, pela primeira vez em estúdio, o seu trabalho com a guitarra semiacústica.

Entre milongas e chacarera, o novo CD apresenta uma sonoridade platina, misturando linguagens estéticas e musicais do sul do Brasil com ritmos de outras regiões da América Latina, principalmente do Uruguai e da Argentina. Diferente dos dois álbuns anteriores do músico, ZEROS (2015) e 0+2 (2018), que traziam uma brasilidade mais comum, unindo sambas, bossas, baião e maracatu, VOO escancara essa brasilidade pouco falada do Cone Sul de uma forma complexa e muito criativa.

Além de tocar guitarra, Badia também assume os arranjos, a produção musical, as programações, percussão e o violão nesse novo álbum, ao lado de uma banda formada por Rodolfo Stroeter no baixo, Fábio Torres no piano e Ricardo Arenhaldt na bateria. O disco ainda conta com a participação especial de músicos excepcionais como Gabriel Grossi (gaita de boca), Daniel D’Alcantara (trompete e flugelhorn), Daniel Zanotelli (flautas), Sady Homrich (derbake), e Rick Smit Rafuagi, que participa de uma faixa atípica do CD, a única que não é totalmente instrumental, que ganhou rimas de rap, em uma mistura de hip hop com jazz.

Projeto sociocultural envolve alunos da rede pública no lançamento

O CD, que está em fase de finalização, foi o ponto de partida para o projeto InterLinguagens a partir da Música – Artes Integradas em Rede, que está realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. A iniciativa uniu cerca de 25 profissionais das áreas da música, educação, cinema, criatividade, design e poesia com 50 alunos de escolas públicas do Rio Grande do Sul na criação do projeto gráfico, os clipes e demais elementos que envolvem a produção e lançamento do disco.

Ao todo, serão 11 videoaulas ministradas virtualmente para alunos da Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, de Erechim; do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que opera a Orquestra Sinfônica Getúliense, em Getúlio Vargas; e do Centro de Referência de Assistência Social vinculado à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker, em Ipiranga do Sul.

Os encontros incluem uma oficina de design com o artista visual Leo Lage, que capacitará os alunos a partir da sua experiência com a produção de cartazes para filmes, capas de discos e livros, além de diversos outros trabalhos; e um workshop sobre cinema com a equipe do projeto Câmera Causa, liderada pelo cineasta e professor Gustavo Spolidoro, que auxiliará os alunos na produção de clipes para uma ou mais faixas do disco.

Haverá ainda uma série de lives gratuitas e abertas ao público ministradas por Carlos Badia, que trará sua experiência de atuação em diversas áreas culturais e na curadoria e produção de grandes festivais, como o Poa Jazz Festival, para falar sobre quatro temas: criatividade e composição, poesia e estética artística, produção musical e produção cultural. As datas dos eventos virtuais serão divulgadas em breve.