Instalação ‘Edifício Cristal’ está em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana

Foto: Alex Ramirez

Devido a boa aceitação do público, a temporada de Edifício Cristal foi prorrogada por mais duas semanas. A instalação interativa ficará em cartaz até o dia 25 de junho na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. Mas é necessário agendamento prévio pelo e-mail: visitaccmq@gmail.com.

Edifício Cristal, nova produção da Cia. Incomode-Te, é uma cristaleira cenográfica que abriga diversos espetáculos curtos. Em vez de louças e pratarias, miniaturas ilustram visualmente onze apartamentos acompanhados de histórias fictícias sobre personagens vivendo em quarentena. Cada ambiente foi concebido a partir do lixo reciclado dos integrantes do grupo.

É um verdadeiro espelho do nosso cotidiano, exatamente como um condomínio. Cada apartamento tem um número e, para escutar o que se passa lá dentro, basta apenas colocar os fones de ouvido, escolher a unidade, apertar um botão e acompanhar a locução que acontece paralelamente a automação de iluminação programada para a unidade escolhida.

Uma experiência visual, sonora e aberta à imaginação do público. É que os episódios não são ilustrados por bonecos ou vídeos. A partir da narração do elenco, da trilha sonora, da iluminação e da cenografia, o espectador será convidado a embarcar em uma viagem na qual terá o desafio delinear os protagonistas na sua própria mente: um síndico transtornado, o último inquilino do imóvel que está para alugar, a filha que precisou isolar-se para cuidar da mãe, a senhora que não consegue parar em casa, o casal que adotou duas crianças, um escritor famoso enfrentando a solidão em um moderno duplex, entre outros.

O projeto foi idealizado por Liane Venturella e surgiu bem antes da pandemia. “Era um desejo antigo. Eu já tinha pensado em transformar uma cristaleira em uma espécie de palco. Quando decidimos fazer uma produção remota, o Nelson Diniz já estava fazendo as miniaturas com materiais recicláveis. Aí, a ideia se encaixou perfeitamente“, explica a atriz.

O espectador pode levar os seus próprios fones de ouvido e inseri-los nos conectores para poder acompanhar as histórias. Caso não tenha fones em mãos, é possível solicitá-los na recepção. O projeto disponibiliza fones higienizados.