Marcelo Ádams convida para lançamento on-line do livro, Adolphe Appia: atuação teatral, música e espaço

Foto: Marcelo Ádams
por Candice Fraga

Doutor em Teatro, Mestre em Linguística, ator, professor de teatro, escritor, pesquisador e  apaixonado pelo cinema, Marcelo Ádams é, sem dúvida, um disseminador do conhecimento  cultural, que não poupou esforços na sua trajetória. Viajou para a Europa, visitou museus, estudou  originais dos sécs. XIX e XX, tudo isso em prol da sua tese de doutorado intitulada Adolphe Appia  e sua visão sobre atuação teatral: Cruzamentos e contaminações entre espaço, música e corpo (2018). Com essa pesquisa histórica, se inspirou a escrever o livro Adolphe Appia: atuação teatral,  música e espaço (Giostri Editora). A obra faz um enlace sobre as teorias e práticas do artista  plástico e cenógrafo suíço, Adolphe Appia. No livro, Marcelo Ádams investiga os principais  fundamentos do artista: a centralidade do corpo humano no espetáculo, a iluminação, o espaço do  ambiente teatral e as músicas que complementam toda a arte dos palcos.

A obra destina-se aos praticantes, estudantes e simpatizantes do teatro; entretanto, a leitura pode  ser realizada por todos. Nela, podemos encontrar as técnicas que antecedem os eventos e,  também, que acompanham do início ao fim dos atos. É um estudo que veio para somar nas diversas áreas do teatro no séc. XXI.

Para o escritor, estamos em um momento muito delicado por conta da pandemia do novo  Coronavírus, mas ao falar em arte, podemos sentir no que diz, que a cultura é sinônimo de vida e resistência. É preciso persistir, mas dessa vez, não teremos uma sessão de autógrafos de forma  convencional, ou seja, presencialmente. Porém, convida o público para o seu lançamento on-line,  onde todos podem participar de um bate-papo e ter a oportunidade de ganhar um exemplar do livro.

O encontro será na próxima terça-feira (25), com início às 18h30min e encerramento às 20h. A  videoconferência será via Sympla Streaming e o valor do ingresso é de 70R$. Para saber mais informações e, também, como adquirir o seu ingresso, acesse:  www.sympla.com.br