Em ato de protesto, Tom Cruise devolve seus três prêmios Globo de Ouro

por CNN

O ator Tom Cruise devolveu seus prêmios Globo de Ouro. As informações foram dadas à CNN por uma pessoa próxima ao ator na segunda-feira. Cruise ganhou o prêmio de melhor ator por suas atuações em “Jerry Maguire” em 1997 e “Nascido em 4 de julho” em 1990, e o prêmio de melhor ator coadjuvante por “Magnólia” em 2000.

A atitude do ator ocorre em meio à crescente controvérsia em torno da Hollywood Foreign Press Association – a organização por trás dos Globos – por sua falta de diversidade, especificamente pela falta de integrantes negros, e questões éticas relacionadas a benefícios financeiros para alguns de seus 87 integrantes trazidas à luz em uma investigação de fevereiro pelo Los Angeles Times. A NBC anunciou na segunda-feira que não transmitirá o programa em 2022.

O HFPA divulgou um comunicado em seu site se comprometendo a fazer mudanças. “Independentemente da próxima data de transmissão do Globo de Ouro, a implementação de mudanças transformacionais o mais rápido – e da forma mais cuidadosa possível – continua sendo a principal prioridade de nossa organização. Convidamos nossos parceiros da indústria para trabalhar conosco no reforma sistêmica que está muito atrasada, tanto em nossa organização quanto no setor como um todo.

Antes do anúncio, Scarlett Johansson emitiu um comunicado pedindo à comunidade do entretenimento que pare de participar de eventos patrocinados pela HFPA.

Como ator que promove um filme, espera-se que a pessoa participe da temporada de premiações, participando de coletivas de imprensa e também de shows de premiação“, disse ela em um comunicado à Variety e confirmado pela CNN. “No passado, isso muitas vezes significava enfrentar questões sexistas e comentários de certos membros do HFPA que beiravam o assédio sexual. É a razão exata pela qual eu, por muitos anos, me recusei a participar de suas conferências“, disse a atriz.

O HFPA é uma organização que foi legitimado por nomes como Harvey Weinstein para ganhar impulso para o reconhecimento da Academia, e a indústria seguiu o exemplo. A menos que haja uma reforma fundamental necessária dentro da organização, acredito que é hora de dar um passo atrás da HFPA e focar na importância e força da unidade dentro de nossos sindicatos e da indústria como um todo“, completou a atriz.