NEELIC lança projeto para pensar a profissão do artista e os espaços públicos

Foto: Marcio Garcia

Refletir sobre a cadeia produtiva das artes cênicas, a ética no trabalho e os espaços públicos é o mote do projeto “Evoé – Conexões de Artes Cênicas”, com programação gratuita e online, em função da pandemia. Contemplado pelo Fumproarte em 2016, o grupo NEELIC promove, a partir de 17 de abril, sarau, oficina e o lançamento de uma coletânea de livros, que versam sobre ética e outras questões relativas ao fazer artístico.

Completando 18 anos de atividades nos palcos de Porto Alegre, o grupo parte dessa experiência para falar de temas como o corpo aberto às éticas experimentais e a história de ocupação do grupo em espaços como o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Usina do Gasômetro. Campo raro na pesquisa em teatro, a ética no trabalho é abordada no projeto a partir de um ponto-de-vista local, mas com visão universal.

Como se organizam os grupos de teatro no Brasil? E como ocorrem as relações de trabalho e a profissionalização dos artistas neste processo? Para Desirée Pessoa, diretora do grupo e organizadora da coletânea, em contexto como o de Porto Alegre, no qual os grupos de teatro não são subsidiados de forma contínua, “falar sobre ética é também abordar condutas que se instauram para garantir a sobrevida de um grupo teatral no âmbito de uma realidade social que compreende demandas diversas, não apenas criativas.”

Ações do projeto

Dia 17/04, às 16h – Oficina “Encontros possíveis entre a ética e a estética no trabalho de ator” ministrada por Desirée Pessoa, ofertada para interessados na investigação e experimentações físicas, intelectuais e subjetivas que envolvem a relação entre os conceitos de ética e estética na criação contemporânea. 

Dia 01/05, às 19h – Sarau “EVOÉ!”, com performances do Grupo Neelic, que serão criadas a partir de trechos dos livros, acrescido de um bate-papo com os autores sobre o tema dos livros.

Dia 15/05, às 19h – Lançamento da coletânea de livros “Evoé – Conexões de Artes Cênicas” composta pelos livros:

– Éticas no Teatro I – O grupo, as relações e o criador-produtor cênico. / Desirée Pessoa

– Éticas no Teatro II – O corpo aberto às éticas experimentais. / Desirée Pessoa

– Éticas no Teatro III – O encontro entre ética e política na ocupação dos espaços HPSP, Usina do Gasômetro e Casa do NEELIC. / Desirée Pessoa, Fabiana Montin e Samuel Oliveira

Todos os eventos serão realizados online, devido à pandemia de Covid-19 que estamos vivendo desde 2020. As ações serão gratuitas e abertas ao público mediante inscrição. Mais informações pelo email contato@neelic.org.

Sobre os autores

Diretora e fundadora do Grupo NEELIC, Desirée Pessoa é encenadora com título de Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Especialista em ética nas artes cênicas, é professora licenciada em Teatro pela UFRGS. Já dirigiu diversos espetáculos. É também atriz, com vasta experiência de formação e carreira. Como docente, ministra cursos e oficinas na Escola de Teatro do NEELIC desde 2003. Já ministrou aulas na UFPEL (Pelotas-RS), UFRGS (POA-RS) e Université Paris Nanterre (Paris-FR).

Samuel Oliveira é licenciado em Letras – Português/Inglês pela UFRGS, Mestre e Doutorando em Letras pela UFRGS. É ator do Grupo Neelic. Em sua formação como ator, realizou os cursos: “Curso de Teatro – Nível Intermediário” (CEDAC/Guaíba), “Teatro de Fato” (SETUDEC/Guaíba), “Um Estudo Sobre Shakespeare” (Escola do NEELIC/Porto Alegre), “Práticas em Teatro: O Teatro Grego” (Escola do NEELIC/Porto Alegre), “O Trágico em Nelson Rodrigues” (Escola do NEELIC/Porto Alegre).

Fabiana Montin é Mestra em Educação pela PUC-RS na linha de pesquisa Teorias e Culturas da Educação. Professora de filosofia, concentra suas pesquisas nas áreas da ética, estética e educação. No grupo NEELIC, entre 2007 e 2018, trabalhou como atriz em diversos espetáculos, ministrou oficinas e produziu espetáculos. Também foi produtora de espetáculos e coordenadora pedagógica na Escola de Teatro do NEELIC.

Por: Riobaldo – Conteúdo Cultural