Roberto Haag lança o single ‘Outros Mares’ no dia 9 de abril

Roberto Haag lança ‘Outros Mares’ nas plataformas digitais na sexta-feira, dia 9 de abril. A composição é mais uma parceria de Haag com o cantor e compositor Márcio Celli. A gravação do single ocorreu no estúdio Transcendental Audio de Leo Bracht. A produção musical e o arranjo são de Jefferson Marx. A distribuição é da Tratore. Além de Haag na voz, participaram da faixa os músicos Jefferson Marx (violão), Caio Maurente (contrabaixo acústico), Sandro Bonato (bateria) e Bernardo Schneider Zubaran (harmônica). O single ‘Outros Mares’ ganhou uma capa desenvolvida pela artista visual Rita Stalivieri.

A canção foi composta durante este difícil período de pandemia com melodia criada por Roberto Haag e letra de Márcio Celli. Desde a década passada, os dois são parceiros musicais, se apresentando algumas vezes juntos como no espetáculo ‘De Bossa em Samba’.Outra parceria retomada é com Jefferson Marx, que já havia sido produtor e arranjador da estreia em álbum de Haag, ‘Canto da Noite’ (2018). O estúdio Transcendental Audio de Porto Alegre também é mais uma vez o local da gravação, a exemplo do que ocorreu há três anos quando do registro fonográfico do primeiro trabalho autoral do músico/compositor porto-alegrense.

Sobre Roberto Haag

Inspirado na sonoridade e na poética de alguns dos melhores momentos da história da MPB e da Bossa Nova, o compositor, instrumentista, cantor e intérprete porto-alegrense lançou em 2018, seu primeiro álbum intitulado ‘Canto da Noite’. Em função do trabalho como engenheiro químico, morou no Rio de Janeiro de 1976 a 2004, onde teve a oportunidade de conferir apresentações de artistas que o influenciaram definitivamente como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, João Gilberto e a família Caymmi. 

No Rio, foi selecionado como compositor para o Projeto Talento Socinpro 1999. O resultado foi uma apresentação de duas canções de sua autoria: ‘Olhos Frios’ e ‘Samba pra Você’, no Museu da Imagem e do Som, interpretadas pela cantora Solange Pellegrini. A curadoria do evento foi de Roberto Menescal e Billy Blanco. Menescal gostou tanto do trabalho de Haag, que o convidou para visitar o seu famoso estúdio Albatroz, localizado na Ilha da Pesquisa, na Barra da Tijuca.

O álbum ‘Canto da Noite’ ganhou críticas elogiosas de nomes como Aquiles Rique Reis do Grupo MPB4. Em sua coluna no JB, o vocalista do MPB4 dedicou uma coluna inteira ao lançamento do artista gaúcho, onde pode-se destacar algumas passagens como: “Num trabalho conceitual muito bem realizado, as composições têm melodias apuradas, versos assertivos e harmonias adequadas. (…) Canto da Noite é o primeiro trabalho de Haag, que lhe dá a luz para seguir em frente rumo ao segundo” (…). 

Outro importante nome da crítica musical brasileira, o saudoso Zuza Homem de Mello, também destacou no ano de 2019,o álbum ‘Canto da Noite’ em seu programa na Rádio MEC, incluindo composição de Haag em seu famoso Playlist. O jornalista gaúcho Juarez Fonseca em sua coluna Paralelo 30 em Zero Hora classificou Haag como: “um militante da MPB do tipo clássico”.

Haag estudou violão (Harmonia e Improvisação) no Centro Musical Antonio Adolfo (RJ). Em Porto Alegre, estudou violão com o lendário Ivaldo Roque do grupo Pentagrama. Estudou técnica vocal com Elizabeth Jaeger. Enquanto viveu no Rio, se apresentou em locais que marcaram época na noite carioca, como Vinicius Bar, Hipódromo Up, Merci Piano Bar, Jazzmania, Ballroom e Árabe da Gávea. Desde que retornou a Porto Alegre, se apresentou ao lado de nomes como  Adão Pinheiro Trio, Luiz Mauro Filho, Jefferson Marx, Andrea Perrone, Bruno Coelho, Caio Maurente, Giovanni Barbieri, Márcio Celli, Maria Helena Anversa, Lindseyara Oliveira e Angélica Rizzi. 

Gravou sua canção ‘Olhos Frios’, com interpretação de Solange Pellegrini, no Estúdio Fibra (Rio de Janeiro), com produção do pianista Antonio Adolfo. As composições ‘Olhos Frios’, ‘Cartas Marcadas’ e ‘Samba pra Você’ fazem parte do primeiro CD da cantora paulista radicada no Rio Solange Pellegrini, lançado em 2011, com arranjos do guitarrista Perinho Santana. A composição ‘Quieto’ (Roberto Haag/ Márcio Celli) faz parte do CD “Da Minha Janela”, de Márcio Celli (2014). Mais informações: www.robertohaag.com.br

SERVIÇO:

O Quê? Roberto Haag lança single, “Outros Mares“, nas plataformas digitais

Quando?  Sexta, dia 9 de abril de 2021

Onde? Spotify, Deezer, Apple Music, TIDAL e outras plataformas.

Como?  Links disponíveis nas redes sociais de Roberto Haag @robertohaag

Quanto? Gratuito em plataformas como Deezer e Spotify. Disponível para compra em formato download digital.

Link para o pre-save:

Por: Guto Villanova