Fábrica do Futuro realiza live com o tema “O autismo e a arte”

Foto: João Steinkopf

Na sexta-feira dia 09 de abril, a partir das 19h, a Fábrica do Futuro realiza uma live trazendo o tema “O autismo e a arte” fechando a semana que marca o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.

A transmissão que será via o canal do YouTube da Fábrica do Futuro, contará com participação da cantora, compositora,  musicoterapeuta e pós graduada em Autismo e Inclusão Escolar e Social, Graziela Pires, que irá apresentar o Projeto Uma Sinfonia Diferente RSFrancisco Hauck que é sócio fundador da Fábrica do Futuro e compositor e idealizador do curta-metragem musical Boy in The Woods e Mara Rubia Ritter, psicóloga e nutricionista mestre em psicologia, que também coordena grupo de pais que participam do Projeto Uma Sinfonia Diferente RS. A conversa será mediada pelo jornalista da Fábrica do Futuro, Lúcio Brancato.

Durante a live serão discutidas e apresentadas as duas iniciativas que tem na arte o fio condutor para o desenvolvimento de habilidades, socialização e melhora na qualidade de vida em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conhecer os respectivos impactos positivos já revelados com essas experiências tem a intenção de ampliar novos olhares e trazer análises de pessoas diretamente envolvidas no processo de melhora e inserção social de famílias envolvidas no espectro. 

O Projeto Uma Sinfonia Diferente RS, coordenado pela Graziela Pires, realiza com sua equipe multidisciplinar e voluntários o atendimento de crianças e jovens com TEA, além de suas famílias. O projeto tem como objetivo auxiliar por meio da arte o desenvolvimento da saúde e bem-estar, promovendo o protagonismo das pessoas com autismo, valorizando seus potenciais, conquistas e evoluções. O Sinfonia tem caráter social e cultural acolhendo hoje 50 famílias de baixa renda e promovendo, com a musicoterapia, uma experiência muito rica de inclusão e de disseminação de informações e conhecimento sobre o TEA. As crianças e jovens têm acesso a instrumentos musicais, músicas, socialização e alcance de novas percepções para elas e familiares. Ao fim de cada ano acontece sempre uma grande apresentação de um Musical onde todas participam tendo ainda a experiência de viverem juntas toda a magia do palco e do carinho do público.

O “Boy in the Woods” é um curta-metragem animado de dez minutos, onde cada passo do menino numa floresta – alegoria para o mundo interior de uma criança no espectro – é guiado por compassos musicais. Através da força da música e sua capacidade de criar narrativas e sensações diferentes a cada compasso, neste Conto Musical o menino explora o desconhecido e quem assiste vai descobrindo seus pensamentos fragmentados e sua relação com o pai. Idealizado e composto por Francisco Hauck, a animação faz parte de uma série de Contos Musicais escritos pelo compositor, onde o áudio é usado para pintar cenários, descrever ações e personagens. A história ganhou vida nas telas pelas mãos da equipe da Hype Animations, estúdio de animação de Porto Alegre, responsável por toda concepção da animação em 3D a partir das sensações propostas pela música. Lançado em 2019, o “Boy in The Woods” vem percorrendo e recebendo reconhecimento em festivais por todo o mundo e em breve poderá ser visto por todos com sua estreia pública em alguns canais. 

A Fábrica do Futuro tem colocado Porto Alegre no mapa da inovação mundial por meio da tecnologia, arte, cultura e educação. Sendo um dos seus pilares fundamentais a inclusão e o desenvolvimento de ações de impacto positivo na sociedade, realizar o debate aberto com a live “O autismo e a arte” soma-se ao propósito de ampliar debates sobre temas tão necessários para a evolução de todos nós como humanos e coletivo.

Live “O autismo e a arte”

Dia 09/04/2020, às 19h

Via canal do YouTube Fábrica do Futuro

Por: Lucio Brancato