Festival de Artistas de Rua RS acontece de 07 e 11 de Abril

Foto: Ademar Junior

Entre os dias 07 e 11 de Abril 2021 será realizado o “4o Festival de Artistas de Rua RS – Edição Aldir Blanc” nas cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. Nesta edição, o Festival foi contemplado com a Lei Aldir Blanc do Estado do Rio Grande do Sul. O evento é produzido pelo Coletivo FAR, composto em maior parte por mulheres autônomas e busca sempre compor uma programação onde as ditas minorias sejam a própria maioria.

Serão cinco dias de atrações repletas de atividades culturais, contemplando as mais diversas áreas das artes de rua. Ocorrerá de forma online e com contribuições espontâneas via chapéu virtual. O Festival conta com atrações como: Espetáculos de Rua, Charivari, Palco Aberto, Oficinas, Rodas de Conversa e Semáforo FreeStyle. Todas as atividades serão remuneradas, garantindo um trabalho digno e um apoio além do chapéu para quem trabalha nas ruas. Com a finalidade de tornar o evento mais participativo, o Festival garante, ainda, a representatividade de artistas Mulheres, Negros, LGBTQIA+, Indígenas, Ciganos e PcDs.

As inscrições para ministrar oficinas e participar da programação aconteceram de 30 de Janeiro até 26 de Fevereiro por formulário eletrônico à disposição nas mídias do Festival (Site, Instagram e Página no Facebook). Puderam se inscrever artistas e trabalhadores da cultura apenas do Rio Grande do Sul, a fim de fomentar a circulação, o intercâmbio artístico e o movimento da Arte de Rua no Estado.

Em função do agravamento do cenário atual e das alterações nos últimos decretos, optamos por fazer todo festival no formato on-line. Neste formato, conseguimos dobrar o número de propostas contempladas e chegamos a 75 projetos selecionados. Nessa versão, os artistas enviarão seus vídeos e a produção estará em um estúdio interagindo com o público virtual entre as apresentações/vídeos. A transmissão será pelos canais no Facebook (Festival de Artistas de Rua) e YouTube (Festival de Artistas de Rua – ao Chapéu) do festival.

*Este projeto tem financiamento da lei federal 14.017/2020.