Marcelo Armani lança álbum inédito

Foto: Marcelo Armani

Marcelo Armani lança o Álbum Eight Steps to Breathe Again, parte de um projeto homônimo que conta, também, com o registro audiovisual dos processos que envolvem a produção do material fonográfico. Selecionado no Edital Aldir Blanc, será finalizado no dia 18 de março de 2021, tendo sido produzido desde novembro de 2020.

A trajetória do artista sonoro, músico e produtor eletroacústico Marcelo Armani é referência no campo das Artes Sonoras e nos gêneros da Música Eletroacústica, Concreta e Contemporânea. As obras e composições do artista têm expressividade mundial, tendo sido apresentadas em mostras coletivas e individuais, festivais de arte sonora e bienais de arte, além de serem utilizadas como material de pesquisa acadêmica em universidades brasileiras e estrangeiras. Nesse contexto, a obra do artista transita por diferentes linguagens e plataformas, circulando pelas artes visuais, música, performance e videoarte.

Apesar de trilhar por diversas áreas de forma consistente, a composição sonora é o território onde todas as demais expressões do artista brotam. Ao longo dos anos, Armani soma um número expressivo de álbuns lançados por gravadoras nacionais e internacionais, sendo a grande maioria produzidos em seu próprio home studio.

Nesse contexto, o projeto reforça e surge como a continuação da pesquisa da expressão sonora do artista, que entrelaça em sua produção as tecnologias analógicas, como a gravação a partir de fita magnética (K7 e rolo) e o uso de ferramentas digitais, como a composição por sínteses sonoras granulares com o uso de iPad.

A proposta coloca o álbum como um elemento de preservação da memória dos tempos atuais, das situações, do questionamento e da provocação dos elementos que cruzam a sensibilidade artística. O registro em vídeo, que amplia o conteúdo dessa produção, retrata de maneira documental um universo em que o processo criativo se apresenta, preservando esses momentos da interação de interfaces analógicas e digitais com a superfície de criação da expressividade artística humana.      

A composição sonora, o registro audiovisual e o desenvolvimento gráfico foram criados e produzidos pelo artista. Semanalmente, desde novembro de 2020, novos materiais referentes ao avanço e resultados dos processos desse projeto estão sendo adicionados às redes sociais do artista de tal maneira que a construção do trabalho pode ser acompanhada pelo público.


 Site Oficial: http://marceloarmani.weebly.com

Por: Liane Strapazzon