Vila Flores promove oficina de Contação de Histórias para crianças, de forma online e gratuita

Foto: Ricardo Ara

As crianças estão novamente em casa e, buscando promover momentos artísticos e educativos durante o distanciamento social, o Vila Flores disponibiliza uma atividade que pretende estimular a criatividade dos pequenos. A oficina de Contação de Histórias é inspirada no livro “Amoras”, do rapper Emicida, publicado pela editora Companhia das Letras com ilustrações de Aldo Fabrini. Através de imagens selecionadas, a atriz e educadora Luciane Panisson convida o público a estabelecer relações com a obra literária, que versa sobre temas como negritude, representatividade, preconceito e autoconfiança. A narrativa incentiva o processo de autoconhecimento desde a infância, possibilitando a valorização das características individuais. Durante as dinâmicas do exercício, as crianças exploram sua imaginação, criando desdobramentos da história através de recursos plásticos. 

A atividade online e gratuita acontece ao vivo no dia 12 de março, às 15h, pelo youtube.com/vilaflores. A transmissão é aberta ao público e a indicação de faixa etária é a partir dos 5 anos de idade. A proposta dura aproximadamente 60 minutos e é sugerido o uso de materiais como lápis de desenho, lápis de cor, folhas, tesoura e revista com imagens para recorte. Para participar das interações em tempo real basta preencher o formulário de inscrição em bit.ly/oficinahistorias1.

A oficina de Contação de Histórias com Luciane Panisson é uma das 35 atividades promovidas pelo De Vila a Vila 2021, projeto multicultural viabilizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Aldir Blanc; contemplado pelo Edital SEDAC nº 09/2020. Devido às medidas de distanciamento social, a programação desenvolvida pela Associação Cultural Vila Flores está sendo adaptada e reorganizada. Saiba mais em vilaflores.org/devilaavila.

Sobre a ministrante da atividade: Luciane Panisson atua há 30 anos como atriz, diretora, produtora cultural e educadora. É graduada em Licenciatura em Artes Cênicas e Mestra em Processos de Criação pelo PPGAC/UFRGS, com a pesquisa A Poética do Sensorial: procedimentos de criação da cena imagética, onde investigou o objeto concreto como recurso sensível de criação. No Coletivo Das Flor, coordena as Oficinas de Artes Integradas destinadas a atores e não-atores, e dirigiu, além dos espetáculos, o filme Sobre Marias e Terezas.

Por: Maiara Dallagnol