Novo Hamburgo recebe, em março, projeto que visa à formação em música popular brasileira para orquestras jovens

Foto: Rodrigo Alencastro

A cidade de Novo Hamburgo (RS) receberá atividades do projeto Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, que se propõe a levar o estudo da música popular brasileira para as orquestras juvenis. A iniciativa cultural protagonizada pelo violinista Felipe Karam inclui uma oficina, cinco marterclasses e um concerto didático. As demais cidades desta circulação incluem Caxias do Sul, Montenegro e Porto Alegre.  A partir de 02 e até 14 de março estarão abertas as inscrições para alunos de música de Novo Hamburgo-RS pelo site do projeto www.violinonochoro.com.br/inscricoes . Violino no Choro tem o financiamento da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Violino no Choro é um projeto de circulação e de educação a serviço da música brasileira. Foi idealizado com o objetivo de fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil, bem como de desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto, por meio de oficinas, masterclasses e concertos didáticos de cunho popular. Confira datas no “Serviço”.

Parte das vagas é destinada aos alunos de orquestras jovens ou projetos sociais de música, como o Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo/Secult, mas todos os residentes em Novo Hamburgo poderão se inscrever até o limite de vagas. Para os masterclasses “Alma Brasileira”, os alunos passarão por uma seleção por meio do envio de um vídeo, reproduzindo uma das músicas que serão ofertadas pelo site do projeto. As atividades formativas ocorrem no período de 17 a 20 de março e o Concerto Didático no dia 23 do mesmo mês.

Para a oficina “De Violino Também Dá”, que se realiza de 17 a 20 de março, alunos de todos os instrumentos podem se inscrever. As atividades visam a fomentar a música brasileira, divulgar e homenagear seus expoentes, bem como passar informação necessária de como se reproduzir o choro, o samba, e tantos outros ritmos e gêneros populares brasileiros. O concerto de encerramento em Novo Hamburgo, “Vê se Gostas”, que será transmitido diretamente da Casa das Artes de Novo Hamburgo, ocorre dia 23 de março (terça-feira), às 20h, com transmissão ao vivo pelas plataformas do projeto (facebook e youtube)


Mais sobre o projeto

O protagonista deste projeto é o músico e compositor Felipe Karam, violinista de cinco cordas, com mestrado pela City University London (Londres-UK), e profunda pesquisa e experiência na linguagem do choro e do jazz. Sua trajetória ficou marcada pela constante busca e descoberta de uma nova forma de tocar, ou “soar”, com propriedade, dentro de estilos musicais populares, pelos quais sempre se identificou, ao violino, embora para isso tenha precisado mudar de país, e até reinventar-se no seu estudo musical e de instrumento. 

O projeto é dirigido a integrantes de orquestras jovens e/ou projetos sociais de música. Surgiu para amenizar a carência observada na metodologia de música popular para os instrumentistas das cordas friccionadas, principalmente, nos conhecimentos harmônicos e rítmicos presentes, de forma inequívoca, na música popular brasileira. Busca-se, ainda, instigar no aluno o interesse por aprofundar-se no universo da música improvisada, bem como formar público para a música instrumental celebrando e apropriando-se da Identidade musical brasileira, bem como de seus expoentes, enquanto patrimônio cultural. 

SERVIÇO:

Cronograma de Atividades:

Oficina/masterclasses virtuais: dias 17, 18, 19 e 20 de março por meio da Plataforma Zoom, atendendo aos estudantes do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo/ Secult). Horários da oficina: 9h30min às 11h30min, 13h30min às 16h30min; dos masterclasses: a combinar.

Concerto Didático: dia 23 de março (terça-feira), às 20htransmissão ao vivo  nas plataformas digitais do artista (facebook e youtube). A gravação será realizada na Casa das Artes de Novo Hamburgo, (Rua Primeiro de Março, 59, Centro, Novo Hamburgo-RS)

Projeto Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira

Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc

Financiamento: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e SEDAC. (Lei nº 14.017/2020)

Apoiadores: UFRGS (Prorext e Salão de Atos), FUNDARTE, SESC, SECULT (Novo Hamburgo), Orquestra Villa Lobos e Orquestra Marcopollo.

Por: Silvia Abreu