Álbum instrumental reúne Vagner Cunha, Bebê Kramer e Paulinho Fagundes

O trio formado pelo violinista Vagner Cunha, o acordeonista Bebê Kramer e o violonista Paulinho Fagundes apresenta no dia 3 de março o resultado de sua primeira gravação em estúdio: o disco YbY, volume inicial de um projeto que busca na ancestralidade a força da música feita no pampa gaúcho. O nome do disco (“Terra” em tupi-guarani) batiza a nova coleção que se destina a cultivar formas musicais de fronteira e de aproximação de culturas. Com influências da música feita no extremo sul do continente latino-americano e de suas próprias trajetórias, os três músicos somam suas bagagens culturais para criar sonoridades que percorrem diferentes paisagens sonoras, da chacarera à valsa, passando pela música folclórica balcânica e cigana.

Gravado em apenas uma tarde, o disco assinala a precisão técnica e artística dos músicos, evidenciando sua supremacia tanto como instrumentistas quanto como compositores e improvisadores. O repertório, composto por sete faixas, contempla músicas autorais extraídas da obra de cada um dos músicos, todas rearranjadas e adaptadas para o trio. Ernesto Fagundes faz participação especial em Laçador, de Alegre Corrêa, e em De Mano, co-autoria de Paulinho Fagundes e Bebê Kramer. O disco conta ainda com gravações de Na beira do Aguapey, de Luiz Carlos Borges, e Oblivion, uma homenagem aos cem anos do compositor e bandeonista argentino Astor Piazzolla.

Produzido pelo selo independente Bell’Anima, o álbum foi gravado no Transcendental Audio de Porto Alegre, de Leo Bracht, produtor musical e engenheiro de som premiado pelo Grammy Latino, que também assina a mixagem e a masterização deste novo trabalho. O lançamento contará ainda com uma live de bate-papo, no dia 3, às 19haberta ao público e veiculada nas redes sociais da gravadoraBell’Anima Produções. Na ocasião, os três artistas apresentarão o lançamento em sessão interativa com o público e revelarão as próximas surpresas do projeto. Os fãs já podem fazer o pré-save do disco em tratore.ffm.to/ybyvol01.


SOBRE OS ARTISTAS

Vagner Cunha – Violino
Sem deixar de servir-se do melhor de sua formação clássica, o compositor Vagner Cunha transita em diversos gêneros e sonoridades para trazer à sua música originalidade e identidade. Nos últimos quatro anos, sua intensa produção integra seis discos e uma ópera, além de diversos trabalhos paralelos como arranjador e violinista. Suas composições têm sido estreadas por diversas orquestras e grupos de câmara brasileiros, com destaque para o Concerto para Violino Nº1Concerto para ViolaConcerto para Violão de 7 CordasConcerto para Piano e Orquestra SinfônicaBallet Mahavidyas e Aleph.

Sua obra autoral está nos discos Mahavidyas (2008), Além (2012), Variações São Petersburgo (2016), Vagner Cunha convida Guinga (2017), Los Orientales (2017), Yamandu Costa interpreta Concerto para Violão de 7 Cordas e Orquestra (2018), além de dois discos dedicados a poemas de Antonio Meneghetti, interpretados pela Camerata Ontoarte e Carla Maffioletti (2015 e 2017). Recebeu sete vezes o Prêmio Açorianos e, em 2011, o Prêmio FUNARTE de composição. Atualmente, é diretor musical da Camerata Ontoarte Recanto Maestro, para a qual compõe regularmente em diversas formações camerísticas. Em 2018, dedicou-se à composição de O Quatrilho, sua primeira ópera, estreada com sucesso no Brasil. Suas mais atuais obras, Concerto para Oboé e Concerto para Acordeon e Orquestra, dedicado ao acordeonista Bebê Kramer, têm suas estreias marcadas para o segundo semestre de 2021. Nas palavras do crítico Juarez Fonseca, “Vagner é um desses artistas raros; gênio. Nos anos 2000, são extensas e sólidas as contribuições dele para a música brasileira, erudita e popular, como compositor, arranjador e violinista. Unindo os três ‘quesitos’, ninguém chegou tão alto em qualificada efetividade.”

Bebê Kramer – Acordeon
Considerado um dos maiores acordeonistas da nova geração, o versátil instrumentista destaca-se pelo notável conhecimento de harmonia e improvisação. Reverenciado por colegas de instrumento como Dominguinhos e Luiz Carlos Borges, Bebê tem circulado no cenário nacional e internacional ao lado dos maiores nomes da atualidade, aclamado pelo público e pela crítica. Entre sua intensa discografia, destacam-se seu álbum debut, Casa; o disco Laçador, gravado na Áustria; Como Manda o Figurino, parceria com Toninho Ferragutti; Roda Gigante, com Arismar do Espírito Santo, e Tocata à Amizade, disco vencedor, em 2016, do Prêmio da Música Brasileira em duas categorias, gravado ao lado Yamandu Costa. A estreita parceria com Yamandu também resultou na gravação de um DVD ao vivo, lançado em turnê por China e Europa, um CD duo e um programa televisionado e gravado, em que Bebê e Yamandu se apresentaram como solistas junto à Orquestra Sinfônica de Paris.

Em seu penúltimo lançamento, Alessandro Kramer Quarteto, indicado Prêmio da Música Brasileira em 2018, o artista, com toda a ousadia e versatilidade que lhe são características, faz uso de seu notável conhecimento de harmonia e improvisação para reforçar sua identidade musical, uma rica mescla entre a tradição da música gaúcha, sempre presente em seu DNA, em perfeita união com os diversos sotaques dos lugares e estilos por onde circulou. Sua música já o levou em turnês por mais de 13 países ao redor do mundo, de Liechtenstein a Angola. Ao longo da sua carreira, já gravou e tocou com grandes nomes da música brasileira e mundial, tais como Hermeto Pascoal, Guinga, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Moraes Moreira, Paulo Moura, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, Carlos Malta, bem como os acordeonistas Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Renato Borghetti. No final de 2019, consolidou a maturidade de seu trabalho como compositor lançando seu mais recente álbum, Vertical, produzido pelo renomado Moogie Canazio, brasileiro de carreira internacional radicado nos EUA e responsável pela produção musical de alguns dos mais renomados discos nacionais e internacionais.

Paulinho Fagundes – Violão
Nascido na cidade de Alegrete, na fronteira do Rio Grande do Sul, teve contato com música desde muito cedo através de sua família, tradicional no cenário cultural gaúcho. Com o passar dos anos, morando em Porto Alegre, tornou-se um guitarrista bem conceituado, mostrando o seu trabalho em diversas, incluindo Cuba e Hong Kong. Desde então, atuou ao lado de nomes que o orgulham muito. São eles: Toninho Horta, Alegre Corrêa, Guinha Ramirez, Alessandro Penezzi, Arismar do Espírito Santo, Luis Carlos Borges, Luciano Maia, Renato Borguetti, Leandro Rodrigues, Edu Martins, Michel Dorfman, Paulo Dorfman, Marquinhos Fã, Lincon Cheib, Di Stefano, Fabinho Costa, Guto Wirth, Alberto Continentino, Vitor Peixoto, Jorginho do Trompete, Ricardo Arenhaldt, Lucas Esvael, Fernando Corona, Luis Salinas, Ricardo Baumgarten, Paulinho Lemos, Geraldo Flach, Hique Gomes, Antônio Villeroy, Gastão Villeroy, Paulinho Guitarra, Leonardo Tomich, Edinho Espíndola, Arthur Maia, Ivan Lins, Léo Gandelman, Neto Fagundes, Lúcio Yanel, Liliane Herrera, Nico Bueno, Rodrigo Maia, Ernesto Fagundes, Luke Faro, Paula Lima, Rodrigo Tavares, Paulinho Cardoso, Juliano Barreto, Serginho Moah, Zé Natálio, Marius Rodrigues, Giovani Berti, Beto Bolo, Xande Figueiredo, Alexandre Vianna, Luis Mauro Filho, New, Everson Vargas, Fernando do Ó, Renata Adegas, Mano Gomes, Gelson Oliveira, Bebeto Alves, André Abujanrra, Rodrigo Maranhão e Lúcia Helena.

Sobre o selo Independente Bell’Anima
Desde sua criação, em 2015, a parceria entre o músico Vagner Cunha e o empresário Claudio Carrara já resultou em 20 produções inéditas que receberam registro em CDs e DVDs, sendo as cinco últimas reunidas em uma coletânea, lançada no final de 2018: Bell’Anima Vol. I.  A intensa produção é resultado da força de um trabalho que preza pela qualidade e o ineditismo, sempre conduzidos pelo primor estético. Através de uma programação cultural ativa que produz e incentiva projetos e artistas de real valor expressivo e estético, a Bell’Anima visa resgatar a beleza do ser humano através da música, envolvendo o público em experiências e imersões artísticas que estimulam o desenvolvimento individual e coletivo. Seus projetos promovem a educação musical e a formação de público através de concertos, saraus e encontros musicais didáticos, além de incentivar a educação musical de base através do Projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro, iniciativa de caráter social e pedagógico que leva o ensino de música a crianças e jovens da quarta colônia de imigração italiana, no sul do país. Entre suas produções, destacam-se a ópera O QuatrilhoConcerto para Violão de Sete Cordas e Orquestra e Metaphisica Sinfonia Coral, além do projeto mensal Saraus Bell’Anima, série de concertos intimistas realizados na sede da produtora, no Recanto Maestro, que já recebeu grandes representantes da música popular, como Guinga, Jorginho do Trompete e Luciano Maia, além de nomes da música erudita nacional e internacional, como Carla Maffioletti, Flávio Leite e Ney Fialkow.


SERVIÇO
YbY Vol.1
7 faixas
Disponível nas plataformas digitais a partir de 3 de março de 2021
Já em pré-save em tratore.ffm.to/ybyvol01

Por: Jéssica Barcellos