‘Noite das Ideias’, irá oferecer o livre fluxo das ideias no próximo dia 28

Foto: Nico Barreiro

Evento anual internacional dedicado à livre circulação das ideias e saberes, a próxima edição brasileira da Noite das Ideias celebra este ano o tema “Mais próximos!”. O encontro on-line ocorre no dia 28 de janeiro de 2021, em três cidades do País: Brasília, e Belém das 19h às 23h, e em Porto Alegre, entre 20h e 23h. A Noite das Ideias é organizada pela Embaixada da França no Brasil, a Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), em parceria com o Institut Français de Paris, a Rede das Alianças Francesas no Brasil e parceiros locais. Em Porto Alegre, a transmissão será pela TVE e redes sociais da AFPOA.

A Noite das Ideias é organizada pela Embaixada da França no Brasil em parceria com o Institut Français de Paris, a Rede das Alianças Francesas no Brasil e parceiros locais. A primeira edição brasileira, em 2020, foi um momento de reflexão memorável sobre “A floresta, ser vivo, hoje”. Neste ano socialmente tão particular, o tema escolhido para os debates foi “Mais próximos!”. Nessa noite de conversas e apresentações musicais, trata-se de refletir coletivamente sobre a maneira de nos aproximarmos uns dos outros e de imaginar um futuro melhor, com espaços públicos e sociedades mais inclusivas e acolhedoras.

Enquanto a crise sanitária da Covid-19 limita os grandes encontros e os deslocamentos internacionais de pessoas, o Instituto Francês oferece uma experiência digital inédita: 24 horas de noites e ideias. Em diversas regiões do planeta, mais de 200 “Noites das Ideias” serão organizadas, em países como Finlândia, África do Sul e Peru, passando por cidades como Beirute, Seul e Nova York.

Também no Brasil, a Noite das Ideias propõe um momento de reflexão criativa com cidadãos, intelectuais, profissionais da saúde, da gastronomia, escritores, fotógrafos e pesquisadores para dialogar sobre desafios de cunho filosófico, sociológico, ecológico, sanitário e cultural. As identidades pan-amazônicas em Belém (em transmissão simultânea com a Guiana Francesa), as culturas transfronteiras e o mundo digital em Porto Alegre (em transmissão simultânea com o Uruguai), as questões arquiteturais, urbanísticas e migratórias em Brasília (em transmissão simultânea com a França Metropolitana) estarão no centro dessa Noite das Ideias, que busca aproximar os territórios, as culturas e os povos.

Trata-se de uma atividade aberta ao público, com acesso gratuito. Para participar, não é necessário se inscrever, basta acessar os links da programação. Mais informações em breve

Por: Silvia Abreu