Xana Gallo se debruça sobre o intangível no single inédito “Fantasma”

A cantora e compositora gaúcha Xana Gallo vem mostrando em uma série de singles suas composições mais recentes, refletindo sobre questões emocionais de cunho pessoal. É o caso de “Fantasma”, inspirada por um relacionamento que chegou ao fim, e ganha uma candura no vocal acompanhado apenas pelo violão de Eugênio Bassi. A nova faixa, já disponível para streaming, chega também com um vídeo no canal de YouTube da artista.

Ouça “Fantasma”: https://smarturl.it/XanaGalloFantasma 

Assista a “Fantasma”: https://youtu.be/8IK33ZlFWK8 

Apesar do título sugestivo, Xana Gallo dedica seu cancioneiro a pessoas de carne e osso, a dilemas pessoais de rápida identificação. Foi o caso dos dois primeiros discos, “Mulheres, Sons, Liberdade” (2014) e “Rota de Fuga” (2018), e até mesmo do EP “Roda, Rodou”, onde toca em temas políticos com personalidade. Agora, a cantora se dedica a uma fase mais intimista, trocando produções assinadas por nomes respeitados como Eduardo Neves e Diogo Strausz por uma abordagem mais pessoalista. 

“Fantasma” se une a “Meu Mundo”, outra faixa revelada neste novo projeto. O lançamento atual vem acompanhado de uma arte de capa especial: uma pintura feita pela artista plástica argentina Silvia Katz inspirada pela letra da música.

Ouça “Meu Mundo”: https://smarturl.it/XanaGalloMeuMundo

Ao lado do violonista Eugênio Bassi, que acompanha Xana Gallo há muitos anos no arranjo das composições, ela construiu “Fantasma” com a interpretação minimalista que a canção sugeria. “Estou gostando muito desta coisa de violão e voz. Esta levada suave que estamos fazendo permite que as palavras saltem e falem por si mesmas. A música fala sobre um ex-amor que foi um amor muito real… mas enfim, relacionamentos terminam”, sintetiza.

Foto: Daniel Faviere

Xana Gallo fez de sua vida um livro aberto em suas mais de trezentas canções. Seu repertório segue crescendo diante das trocas com o público que a artista faz periodicamente em lives em seus perfis na internet ao longo dos últimos meses, onde apresenta canções próprias e de compositores que a inspiraram, compartilhando fatos curiosos e históricos sobre a música brasileira.

Com os novos singles, Xana Gallo resgata suas composições intimistas, com um olhar memorialista mas sem perder o foco do futuro. Outras novidades já estão projetadas para 2021.