Projeto Orquestra Jovem e Escola Casa da Música está com vagas abertas para aulas gratuitas de música

Foto: André Werutsky

O projeto Orquestra Jovem e Escola Casa da Música está com matrículas abertas para aulas gratuitas de música. As vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana, com idades entre 6 e 16 anos. Cada aluno pode escolher uma entre 10 modalidades de instrumentos, que podem ser combinados com grupo vocal ou xadrez. Os instrumentos são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, percussão, piano e violão.

Os estudantes inscritos nas aulas terão acesso aos instrumentos, que serão emprestados pela Casa da Música, para os estudos em casa. Para participar, é necessário se inscrever pelo link: https://bit.ly/31iWq9Sou pelo site www.casadamusicapoa.com.brAs inscrições podem ser feitas até o dia 29/1. As vagas são limitadas. Após se inscreverem, os interessados deverão participar de uma entrevista no dia 03 de fevereiro, a ser realizada na Casa da Música, a partir das 10h.

As aulas terão início em março de 2021. Poderão ser no formato online ou presencial, dependendo das regras de isolamento social. A Casa da Música está localizada na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, em Porto Alegre.

A iniciativa é da AACAMUS(Associação de Amigos da Casa da Música), viabilizada com financiamento do Pró-Cultura RS– Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e patrocínio da Satis Brasil.

MÚSICA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

O projeto teve início em 2017 e já atendeu mais de 220 estudantes. No ano de 2020, por conta da pandemia, as aulas ocorreram no formato online.

O objetivo é incluir crianças e jovens para que tenham vivência musical no turno inverso à escola. Também insere os estudantes em programações como recitais e concertos. Trata-se de uma forma de promover a transformação social por meio da música, promovendo o convívio social, estimulando o aprendizado e a elevação da autoestima, além de possibilitar a formação para acesso a emprego no futuro, fomentando o desenvolvimento da economia da cultura na área musical. 

APRESENTAÇÕES DA ORQUESTRA JOVEM EM 2021

O projeto prevê, ainda, a realização de 6 apresentações no ano de 2021, que deverão ser realizadas no segundo semestre, em escolas, hospitais, igrejas e asilos. Porém, a definição dos locais e datas estão condicionados a questões de isolamento social em função da pandemia.

CASA DA MÚSICA DE PORTO ALEGRE

A Casa da Música foi fundada em 2009. Está localizada no belo sobrado número 22 da Rua Gonçalo de Carvalho. A casa, quase centenária, possui estilo arquitetônico com influência Art-Déco, e atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. 

Destinado ao ensino, à escuta e ao fazer artístico, é reconhecida como um importante espaço cultural voltado à música clássica e popular em Porto Alegre. Além de artistas gaúchos, já recebeu músicos de diversos estados brasileiros e do exterior, de países como Suíça, Alemanha, Estados Unidos, França, Argentina e Uruguai.

A Casa da Música ainda concentra aulas e masterclassesdos mais variados instrumentos, bem como é usada para estudo e ensaios individuais e em grupos. Além de ser a sede da Orquestra Jovem,formada por estudantes de escolas públicas.


Por: Raphaela Donaduce Flores