Rafa Rafuagi lança programa de entrevistas e série voltados para ações comunitárias

Por: Bruna Viliana

O Rapper e ativista cultural Rafa, do grupo Rafuagi – maior referência do Hip Hop gaúcho em atividade -, acaba de lançar um projeto de conteúdo digital. O objetivo é  discutir e pensar em soluções sustentáveis para periferias e favelas. São duas iniciativas: um programa de entrevistas chamado Teoria Prática, e uma série de vídeos chamada Faça Você. Os dois trazem conteúdos inéditos exibidos semanalmente nas redes sociais do artista.

Teoria Prática

O programa Teoria Prática vai é transmitido todas as sextas-feiras, às 19h, ao vivo, pelo Facebook (facebook.com/rafarafuagioficial).  Traz entrevistas com diversas personalidades do Brasil, intelectuais de diversas áreas. No primeiro episódio, que foi ao ar no dia 8/1, participaram Boaventura de Sousa Santos e Eduardo Suplicy (confira aqui: https://www.facebook.com/rafarafuagioficial/videos/314850323210460).

Nas próximas semanas, estão previstos nomes como Denise Fraga, Sonia Guajajara, MV Bill, Raull Santiago, Ilona Szabó, Aline Kerber, Thedy Correa, Sombra, Preto Zezé, AD Junior, entre outros.

Ao final de cada entrevista, Rafa faz um resumo da conversa em forma de rap – composto na hora, durante o programa, com os principais destaques do debate. 

Faça você

Já a série Faça Você vai ao ar todas as segundas, às 14h, pelo Facebook, Instagram (@rafarafuagi) e YouTube (https://www.youtube.com/user/rafuagirap) do rapper. Apresenta o método de construção dos principais projetos de impacto social e políticas públicas que Rafa ajudou a construir ao longo da sua trajetória. A ideia é inspirar lideranças comunitárias para que elas possam executá-las em seus territórios sem a ajuda direta do poder público local. Segundo Rafa, ele pretende desenvolver um Plano de Década das Periferias e Favelas Sul Americanas, “ atuando de modo articulado e em rede, gerando processos de cidadania plena e interlocução direta com a agenda 2030 da ONU”.

RAFA RAFUAGI

Foto: Bernardo Giesel

Rafael Diogo dos Santos, vulgo Rafa Rafuagi, jovem negro de 32 anos de idade, nascido no dia 13 de setembro de 1988 em Porto Alegre/RS. Morador de Esteio/RS, completa em 2021 seus primeiros 19 anos de atuação artística e social em âmbito nacional e internacional. É Mc (mestre de cerimônias) do grupo de rap Rafuagi, premiado nome da Cultura Hip Hop do Brasil, reconhecido internacionalmente em países do continente Americano e Europeu, atualmente a maior referência do Hip Hop gaúcho em atividade, tendo mais de 1.000 shows em 300 cidades na carreira. Com mais de 20 prêmios na carreira, destacam-se o Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2013 na categoria Garantia dos Direitos da Juventude, promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande doSul/Brasil e o Prêmio Zumbi dos Palmares 2017 promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Membro do Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe (Eles Por Elas) da ONU Mulheres, atualmente é Consultor de Articulação Social e Mobilização Comunitária do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Também atua como Coordenador de Auto Gestão e Sustentabilidade na Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, gestora do projeto da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, equipamento que se configura como a maior casa independente da América Latina e primeira do Estado do Rio Grande do Sul. É fundador e educador da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) Vozes da Periferia, iniciativa pioneira em Porto Alegre/RS. Criador do projeto Partiu Aulanas escolas gaúchas, ganhou selo de parceiro da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do MPT RS (Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul).

Formado no curso de Epistemologias do Sul pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal em 2018, desde 2012 é Técnico em Publicidade e Propaganda pelo Colégio Cristo Redentor em Canoas/RS e atualmente estudante universitário de Direito na FMP RS (Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul). Idealizador do Projeto de Lei que instituiu a Semana Hip Hop em sete municípios do estado do Rio Grande do Sul (Esteio, Canoas, Pelotas, Cidreira, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Montenegro) como eventos oficiais no período de 2011, 2012 e2013.

Foi o Delegado mais jovem e único representante da cultura Hip Hop na delegação gaúcha presente na IIIConferência Nacional de Cultura, realizada de 27/11 a 01/12 de 2013 em Brasília/DF. Elaborou e desenvolveu os projetos Observatório Comunitário de Editais Incubadora Social, na Casa da Juventude nos bairros Guajuviras e Mathias Velho, ambos no Território de Paz em Canoas/RS, atendendo mais de 800 jovens da região metropolitana dePorto Alegre.

É Militante do movimento negro nacional, através das ações do grupo Rafuagi e grupo Unir Raças, do qual sua mãe, Maria Odete Diogo dos Santos está como Presidente. Entre parcerias musicais destacam-se nomes como Emicida, Rashid, Daniel Drexler, Jorge Drexler, MV Bill, RAPadura Xique Chico, Rappin Hood, Da Guedes, SNJ e o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, dentre outros. 

Por: Raphaela Donaduce Flores