Irmãos Lora lançam primeiro single de projeto inédito na música instrumental

Foto: Filipe Rafaeli

Quando a gente pensa que já ouviu de tudo na música, felizmente podemos estar enganados e nos surpreender. É exatamente isso que acontece quando nos deparamos com um trabalho como o dos Irmãos Lora: a alegria de escutar algo que nossos ouvidos ainda não tinham captado. 

Neste novo lançamento da gravadora Audio Porto, as definições de Global Music são reescritas. No dia 11 de dezembro, estará disponível em todos apps de música “Afoxé”, single do primeiro álbum do duo Irmãos Lora. Uma obra inédita na música instrumental brasileira e mundial, apresentando a junção de um instrumento recente na história da música, o Handpan, com o Violão de Sete Cordas tipicamente brasileiro.

Alexandre Lora é considerado mundialmente um dos mais respeitados músicos e estudiosos das possibilidades melódicas e rítmicas do Handpan, instrumento de origem suíça desenvolvido nos anos 2000. Douglas Lora, figura entre os novos expoentes do Violão de Sete Cordas, além de um já reconhecido trabalho internacional no violão erudito e popular. É o primeiro registro dos irmãos como dupla depois de já terem tocado juntos em grupos, também de reconhecimento além das nossas fronteiras, como o Caraivana e o Trio Brasileiro, projeto que rendeu indicação ao Grammy Internacional, na categoria “Best World Music Album”, em 2017, com o disco “Rosa dos Ventos”, de Anat Cohen e Trio Brasileiro.  

Em “Afoxé”, exploram novas dimensões harmônicas e melódicas de seus instrumentos e trazem uma leitura própria no andamento desse ritmo afro-brasileiro.  Ao mesmo tempo em que apresentam uma diferenciada convergência instrumental, se apropriam de ritmos brasileiros a favor de uma construção inédita na música contemporânea, elevando ainda mais as infinitas possibilidades da arte. Exímios instrumentistas, Alexandre e Douglas ultrapassam fronteiras nunca exploradas pelo Handpan e pelo Violão de Sete Cordas. Apresentam uma unidade musical nova que abre caminhos para novos exploradores na música instrumental

Junto com o single nas plataformas de streaming, um videoclipe de “Afoxé” tem lançamento no mesmo dia 11 de dezembro. Afinal, além de ouvir algo inédito, também queremos ver e apreciar a beleza visual dessa junção. Os laços musicais dos Irmãos Lora garantem um prazeroso passeio pelo desconhecido e intrigante mundo da nova música. Permita-se viajar com eles.

** Escute “Afoxé” – https://bit.ly/AfoxeIrmaosLora (disponível dia 11 de dezembro)

** Veja “Afoxé” – https://www.youtube.com/audioporto (disponível dia 11 de dezembro, 19h19min)

** AP 18:18 – programa de entrevista ao vivo pelo Instagram @audioporto, onde o jornalista Lúcio Brancato conversa com os Irmãos Lora sobre o lançamento. Sexta-feira, dia 11 de dezembro, às 18h18min.

Ficha Técnica:

Afoxé (Alexandre Lora)

Alexandre Lora: Handpan

Douglas Lora: Violão de Sete Cordas

Gravada nos estúdios Audio Porto, em dezembro de 2019

Produção musical: Alexandre Lora e Douglas Lora

Engenheiro de gravação: Rafael Hauck

Assistentes de gravação: Pedro Schmitt, Lauro Maia e Rodrigo Wilasco

Mixagem: Pedro Schmitt

Masterização: Rafael Hauck

Arranjos: Alexandre Lora e Douglas Lora

Videoclipe “Afoxé”:

Direção de vídeo: Hiroshi Kuamoto

Direção de produção: Douglas Renê Barra

Edição, finalização e motion graphics: Ellen Porto

Operadores de câmera: Douglas Renê Barra e Hiroshi Kuamoto

Realização: Áudio Porto

Por: Lúcio Brancatto