“Cem anos de Clarice” acontece no PUCRS Cultura

Foto: Bruno Todeschini

No dia 4 de novembro, estreia o projeto Cem anos de Clarice, promovido pela PUCRS Cultura em homenagem ao centenário de Clarice Lispector (Tchetchelnik, 10 de dezembro de 1920 – Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977).  Todas as quartas e sextas-feiras, por meio do Instagram e do Canal da PUCRS no YouTube, serão lançados vídeos onde personalidades da literatura brasileira falam sobre o impacto da obra de Clarice em suas leituras e produções. No vídeo inaugural do projeto, quem compartilha com o público sua relação com a obra homenageada é o professor da Escola de Humanidades da PUCRS e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. 

Com publicações que incluem romances, novelas, contos, literatura infantil e crônicas, com mais de duzentas traduções para mais de dez idiomas, Clarice Lispector é considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira. Dona de um silêncio denso, que ganhou o adjetivo “lispectoriano”, tinha uma personalidade misteriosa. O projeto Cem Anos de Clarice monta uma cartografia apaixonada de sua obra enigmática e arrebatadora, encerrando com uma live no dia 10 de dezembro – data oficial do aniversário da escritora. 

Clarice Lispector, vida e obra 

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, pequena cidade da Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Com pai e mãe de origem judaica, veio para o Brasil ainda criança de colo, pois, em decorrência do antissemitismo, a família viu-se obrigada a emigrar. Criou-se em Maceió e Recife, mudando-se, aos 12 anos, para o Rio de Janeiro, onde formou-se em Direito na UFRJ, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária. Naturalizou-se brasileira assim que atingiu a maioridade. Casou-se em 1943 e viveu muitos anos no exterior, acompanhando seu marido, diplomata brasileiro, com quem teve dois filhos. 

Em 1943, publicou seu primeiro livro Perto do Coração Selvagem, que foi aclamado pela crítica e premiado como melhor romance de estreia pela Fundação Graça Aranha (1944). Laços de Família (1960), A Paixão segundo G.H. (1964), A Hora da Estrela (1977) e Um Sopro de Vida (1978) são seus últimos livros publicados. Faleceu em 1977, no Rio de Janeiro, um dia antes de completar 57 anos. 

Sobre o convidado 

Luiz Antonio de Assis Brasil nasceu em Porto Alegre, em 1945. Possui graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970), doutorado em Linguística e Letras pela mesma Universidade (1987) e pós-doutorado pela Universidade dos Açores, Portugal (1992). Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e, entre 2011 e 2014, secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Possui 21 obras publicadas, especialmente no gênero ficcional-narrativo, no Brasil, em Portugal, na Espanha e na França. Obteve os prêmios literários Machado de Assis, Jabuti, Portugal Telecom, Prêmio Literário Nacional do INL, Erico Verissimo, dentre outros. Atualmente, é professor titular da PUCRS, ministrando a Oficina de Criação Literária e atuando nos cursos de graduação em Escrita Criativa e no Programa de Pós-Graduação em Letras. 

Serviço 

O quê? Cem anos de Clarice: a paixão segundo Luiz Antonio de Assis Brasil 

Quando? 04 de novembro 

Que horas? às 12h 

Onde? Canal da PUCRS no YouTube e Instagram PUCRS Cultura. 

Por: Eduardo Wolff