Cineasta José Pedro Goulart comenta o longa Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças em live do projeto Meu Filme Favorito

Instituto Ling realiza no dia 22 de outubroquinta-feira, às 18h30, a quinta edição virtual e gratuita do projeto Meu Filme Favorito, com participação do cineasta José Pedro Goulart e do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. Durante a atividade, o público poderá acompanhar análises e comentários sobre uma das produções cinematográficas preferidas de Goulart: o longa-metragem Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, do diretor francês Michel Gondry. A obra, lançada em 2004, foi vencedora de grandes prêmios, como o Oscar e o BAFTA de melhor roteiro original, além de ter recebido indicações nas categorias de melhor atriz e ator para Kate Winslet Jim Carrey, que protagonizam o filme. O bate-papo poderá ser acompanhado ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

No encontro virtual, o público ainda poderá acompanhar algumas das cenas mais importantes do longa, que conta a história do casal Clementine e Joel. Desiludida com o fracasso do seu relacionamento, ela se submete a um tratamento experimental que retira de suas memórias os momentos que eles viveram juntos. Após saber de sua decisão, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo, mas também decide fazer o tratamento. Durante a intervenção, ele acaba desistindo da ideia e, preso dentro da própria mente, tenta fazer o processo parar.

José Pedro Goulart é cineasta, jornalista e gestor de atividades criativas. Foi diretor de programação da TVE RS, cofundador da Casa de Cinema de Porto Alegre e da produtora Zeppelin. Atualmente, dirige a empresa multiplataforma Mínima, tem uma rádio web e um canal independente de conteúdos em podcasts, além de uma editora de livros. Em 2004, foi considerado o melhor diretor do Brasil, destacado pelo prêmio Folha/Meio & Mensagem. Dirigiu o histórico registro em vídeo Tangos & Tragédias na Praça da Matriz e também o espetáculo musical Onde Está o Amor?, do saudoso Nico Nicolaiewsky. Como cineasta, foi um dos protagonistas da Primavera do Curta Brasileiro. Dirigiu filmes como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (junto com Jorge Furtado) e O Pulso, ambos largamente premiados em festivais nacionais e estrangeiros. Seu último trabalho, o longa-metragem Ponto Zero, estreou com expressivas premiações em diversos países ao redor do mundo. Agora, ele prepara seu novo projeto, baseado nos contos do uruguaio Mario Arregui.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.

Com encontros mensais que destacam grandes obras do cinema nacional e internacional, em bate-papos com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. Somente neste ano, o projeto já recebeu o músico Thedy Corrêa falando sobre o filme Ela (2014), de Spike Jonze; o ator Lázaro Ramos analisando o longa-metragem Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016), de Barry Jenkins; a escritora Paula Taitelbaum comentando Relatos Selvagens (2016), do diretor Damián Szifron; e Paulo Betti trazendo curiosidades sobre Central do Brasil (1998). A atividade tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), de Michel Gondry
Bate-papo ao vivo com cineasta José Pedro Goulart e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 22 de outubro, quinta-feira, às 18h30, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
Vagas limitadas a 500 inscritos


Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível para locação nas plataformas Google Play, YouTube, Amazon Prime e Net Now.

Por: Jéssica Barcellos