“M.A.cia– teatro, dança e assemelhados” traz a inclusão no teatro como tema de conversas online

Foto: Luciane Pires

M.A.cia – teatro, dança e assemelhados apresenta “Teatro com audiodescrição e LIBRAS desde sua concepção”, conversas online e ao vivo nos dias 07, 08 e 09 de outubro, às 20h, através do canal do Youtube da companhia. O projeto foi contemplado através do FAC Digital RS 2020 e Auxílio Emergencial Cultural da Prefeitura de Porto Alegre

Na primeira live, dia 07, haverá uma exibição comentada de trechos do espetáculo É Proibido Miar* e contará com as presenças de Denis Gosch, diretor da peça, Juliana Kersting, atriz e produtora e Casemiro Azevedo, iluminador do espetáculo.

No segundo dia, 08, será realizada uma conversa online sobre audiodescrição e LIBRAS no teatro e na dança, com breve explanação sobre os conceitos, seguida de fala sobre sua intersecção com a arte. Com a audiodescritora Mimi Aragón e a artista e psicopedagoga especialista em educação para surdos Joana Amaral.

Com mediação de Denis Gosch e Juliana Kersting.

Finalizamos a sequência de lives, no dia 09 a artista e audiodescritora Leticia Schwartz debate sobre outras criações que através da AD provocam a percepção do espectador com deficiência visual. A mediação será de Denis Gosch e Juliana Kersting, e tradução para LIBRAS de Celina Nair Xavier Neta.

As lives poderão ser assistidas através do canal no Youtube da M.A. companhia, no link https://youtube.com/channel/UCskwlDrp6HCGJSf_O2-PM2g.

Serviço

O Quê: Exibição comentada de trechos do espetáculo É Proibido Miar da M.A.cia

Quando: dia 07 de outubro, às 20h

Onde: canal no Youtube da M.A. companhia através do link https://youtube.com/channel/UCskwlDrp6HCGJSf_O2-PM2g

O Quê: Conversa sobre audiodescrição e LIBRAS no teatro e na dança

Quando: dia 08 de outubro, às 20h

Onde: canal no Youtube da M.A. companhia através do link https://youtube.com/channel/UCskwlDrp6HCGJSf_O2-PM2g

O Quê: Debate sobre a percepção do espectador com deficiência visual

Quando: dia 09 de outubro, às 20h

Onde: canal no Youtube da M.A. companhia através do link https://youtube.com/channel/UCskwlDrp6HCGJSf_O2-PM2g

*sobre o espetáculo É Proibido Miar:

Baseado no livro infantil homônimo de Pedro Bandeira, “É Proibido Miar” – vencedor do Prêmio Tibicuera de Teatro Infantojuvenil 2015 de melhor atriz e ator coadjuvantes e melhor iluminação – é um espetáculo para crianças que aborda o respeito às diferenças.

A peça conta a história de um cãozinho que não via nenhum problema em miar como um gato, mas sua família e sua dona não pensavam como ele… E é aí que as coisas acontecem. Investigando o potencial criativo da Audiodescrição (AD) e LIBRAS enquanto narrativa e gesto, os atores se utilizam desses recursos para contar a história de seus personagens.

Ao trazer esse espetáculo a todas as crianças, a M.A.Cia. mostra que o diferente existe e está em todos os lugares e que nossas atitudes são importantes e contribuem para o convívio entre todas as pessoas. Para além de uma peça para crianças, é um trabalho que atinge adolescentes e adultos, ouvintes e videntes, pessoas cegas ou com baixa visão e surdos, além de pessoas com síndrome de Down, Asperger, Autismo e/ou deficiência cognitiva, de uma forma onde todos possam ter uma nova experiência através do teatro.

Por: Liane Strapazzon