OSPA Live destaca hinos nacionais em edição inédita com orquestra

Foto: Maurício Paz

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) agrega o aprendizado de espetáculos de câmara online, com base nas medidas de segurança contra a Covid-19, e prepara sua primeira apresentação – com formação reduzida – desde a estreia na Temporada Artística 2020, no dia 7 de março de 2020. A 23ª edição do OSPA Live celebra o Dia da Unidade Alemã, em virtude dos 30 anos da Reunificação da Alemanha, e destaca a Primeira Sinfonia de Beethoven, que completa 250 anos em 2020. 

No próximo sábado (3), às 17h, os músicos da OSPA executam o Hino Nacional Brasileiro, composto por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), o Hino Europeu – Ode à Alegria, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e o Hino Nacional Alemão, elaborado por Joseph Haydn (1732-1809). A apresentação também contempla a Sinfonia nº 1 do expoente Romântico. O concerto tem regência e direção artística do maestro Evandro Matté e é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA. O espetáculo é promovido em conjunto com o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre.

Sobre o Repertório

Composta em 1823, a fim de celebrar a Proclamação da Independência, a melodia do Hino Nacional Brasileiro tornou-se popular em 1831, com a abdicação de D. Pedro I ao trono. A obra, até aquele período, ficou conhecida na letra de Ovídio Saraiva, como “Hino 7 de Abril”, sendo posteriormente incorporada parcialmente com a Proclamação da República. Por meio de um concurso promovido por Deodoro da Fonseca, os versos de Joaquim Osório Duque Estrada foram oficializados como parte do novo hino.

Elaborada por Haydn em 1797, a melodia do Hino Nacional Alemão homenageou o último líder do Sacro Império Romano-Germânico, Francisco II, em meio à ameaça das tropas francesas de Napoleão Bonaparte. Com diversas adaptações, especialmente após o regime nazista, a peça legitimou-se na terceira estrofe de Deutschlandlied, escrita por August Hoffmann.

Quarto movimento da Sinfonia nº 9 de Beethoven, Ode à Alegria foi oficializado como Hino Europeu em 1972. A composição, traçada pelos versos do poeta Friedrich Schiller e posteriormente adaptada pelo compositor alemão, expressa ideais universais de civilidade, como a liberdade, a solidariedade e a paz.

Sinfonia nº1 de Beethoven, estreada em 1800 aos 30 anos, foi densamente criticada pelo estilo inovador, com a consequente incompreensão do público. Seu início propõe um descompasso com o modelo Clássico e tonaliza o cerne da obra. Com diversas modulações e movimentos acelerados, a obra revela o legado inquieto, consagrado na primeira de suas nove sinfonias. 

OSPA LIVE

Dia da Unidade Alemã 

Quando: 3 de outubro de 2020, às 17h

Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Acesso em bit.ly/ospalive23

Por: Carol Chaves