Inscrições abertas para 22º Encontro de Violoncelos

Foto: Isabela Senatore

A 22ª edição do Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul promove edital com inscrições gratuitas até domingo (20), às 23h. Os violoncelistas interessados em participar das masterclasses programadas, devem enviar um vídeo de até cinco minutos e poderão tocar apenas em uma masterclass. A seleção vai se dar mediante envio de vídeo e sorteio. 

O encontro estreia no ambiente online, em função da pandemia do novo coronavírus, de 5 a 9 de outubro, reunindo estudantes de níveis e localidades variadas, músicos profissionais e professores do sudeste e nordeste do Brasil, além da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Suíça em 27 masterclasses e conferências. Para os públicos infantil (a partir dos quatro anos) e adulto também haverá atividades gratuitas incluindo recitais, concertos, mesas redondas, palestras e lives. 

As abordagens de parte das atividades vão tratar sobre a carreira de violoncelista, desafios impostos pela pandemia, violoncelo no barroco e na música brasileira, pedagogia, linguagem no ensino e história. “É uma oportunidade para descobrir novos talentos, estimular o intercâmbio e discutir a situação atual do violoncelista e do professor”, afirma a professora de violoncelo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Milene Aliverti, que está envolvida na coordenação do festival desde a primeira edição. 

A coordenação do encontro conta também com a professora de violoncelo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ângela Ferrari. O apoio é da Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações (AACRT), além da Fundação Ecarta, Instituto Goethe, Studio Clio e Casa da Música de Porto Alegre. 

As atividades serão realizadas pela plataforma Zoom, das 9 às 21h. 

Detalhes sobre as inscrições: https://bit.ly/3bKgrLo 

Mais informações e dúvidas: encontrocellos@gmail.com

Por: Renatha Morés