Curso de apreciação e audição musical está com inscrições abertas na Casa Digital

Por: Christian Nawrath

Filho do extraordinário pianista Óscar Gacitúa, o chileno Roberto Gacitúa, renomado músico e gestor na área cultural, ministra o curso Paixão pela Música, uma oportunidade singular de ter contato com a música clássica. As aulas serão ministradas através da plataforma digital da Casa de Teatro de Porto Alegre de 06 a 29 de outubro.
O curso tem como objetivo aproximar a música clássica do público em geral, de forma a que os participantes formem ou acrescentem em seu próprio repertório auditivo obras dos grandes compositores da história da música. Para isso, Roberto entrega ferramentas que desenvolvem habilidades auditivas que permitam o entendimento de como funciona a música, além de apresentar a forma como se desenvolveu a linguagem musical desde o século I até o século XX e os compositores mais importantes de cada época.
Além disso, serão estudados os elementos estruturais da música, os mecanismos que conseguem produzir a emoção na música e seu vínculo com a dramaturgia no teatro. Com uma linguagem lúdica e de fácil entendimento, o ministrante vai mostrando os conteúdos com exemplos tocados ao piano, arquivos de vídeo e de áudio.
Para fazer o curso não é necessário ter conhecimentos teóricos ou da história da música, somente ter a motivação de acessar as profundas emoções do maravilhoso mundo das grandes obras musicais da história.

Sobre Roberto GacitúaMúsico, pintor e gestor cultural. Como compositor, compôs músicas para importantes companhias de teatro chilenas: Teatro ProvisorioTeatro-Circo ImaginarioTeatro La Parentela Chileanbussiness, entre outras. Gestionou as apresentações de importantes artistas internacionais no Chile como Cesaria Evora, Emir Kusturica, Dianne Schuur, Yellowjackets, Caetano Veloso, Egberto Gismonti e Luis Alberto Spinetta. Conduziu projetos culturais como: La Guitarra el Alma de ChileTras las Huellas de Mangoré com Paquito D´Rivera, Chile e Brasil em 2 Violões, a Embaixada de Teatro Clown Chile no Brasil e a Antologia do pianista chileno Oscar Gacitúa, seu pai, um dos grandes músicos chilenos do século XX. Em 2020, completou 5 anos da criação do curso Pasión por la Música, que consiste em um projeto de formação de Auditores de Música Clássica.

Serviço:Curso de apreciação e audição musical: Paixão pela Música, com Roberto Gacitúa
De 06 a 29 de outubro, terças e quintas-feiras, das 19h às 21hAtravés da plataforma digital da Casa de Teatro de porto Alegre

Público-alvo: a partir dos 15 anos

Maiores informações e inscrições: www.casadeteatropoa.com.br/product-page/paixão-pela-música-com-roberto-gacitúa

Por: Liane Strapazzon