Aula gratuita sobre a arte no período do Renascimento ocorre no Instituto Ling

foto: Denis Oliveira/ Unsplash

Após o sucesso da edição de estreia em agosto, o projeto Conversas sobre Arte volta à programação virtual do Instituto Ling no dia 8 de setembroterça-feira. A convite do centro cultural, a historiadora da arte, crítica de arte e curadora Paula Ramos ministrará uma aula gratuita sobre o Renascimento, movimento artístico que representou importantes mudanças na cultura. A partir da observação de obras icônicas, a professora transportará o público para a Europa dos séculos XIV, XV e XVI, mostrando o momento em que pintores, escultores e arquitetos passam a ser vistos como artistas e até mesmo gênios, com o surgimento da consciência de autoria. O painel será transmitido ao vivo a partir das 18h30. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Organizado em seis edições mensais, o projeto busca aproximar o público da história da arte a partir de uma série de encontros virtuais mediados por diferentes professores da área. O ciclo estreou com o pesquisador, historiador e arqueólogo Francisco Marshall falando sobre a busca pela perfeição no período da Antiguidade, com a formação do cânone grego. A aula, com duração de duas horas, está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Nos próximos meses, a iniciativa ainda trará novos convidados para apresentar as principais correntes do Modernismo, a arte no Brasil e a arte contemporânea.

foto: Fabio Del Re / Carlos Stein

Paula Ramos é professora associada do Instituto de Artes da UFRGS, atuando nos cursos de História da Arte e Artes Visuais, bem como no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Também atua como pesquisadora e bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, da Alemanha, onde realiza seu Estágio Sênior. Curadora de várias exposições de artes visuais, é autora e organizadora, igualmente, de publicações no segmento da cultura, com destaque para A modernidade impressa – Artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre, livro agraciado com diversos prêmios regionais e nacionais, dentre os quais o Prêmio Jabuti.

O projeto Conversas sobre Arte tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – ARTE
Ciclo Conversas sobre Arte
Painel Renascimento – O despontar dos modernos conceitos de Arte e de Artista
Com Paula Ramos
Dia 8 de setembro, terça-feira, às 18h30
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

Por: Jéssica Barcellos