Coletivo lança convocatória para divulgação de artistas visuais

A convocatória Conhecendo artistas e suas poéticas visuais, do coletivo independente Art in Poa, recebe vídeos para divulgar as produções artísticas de jovens profissionais que atuam no segmento das artes visuais no Rio Grande do Sul. Os(as) participantes podem enviar vídeos de até dez minutos com apresentação pessoal e de suas obras e do espaço em que atuam. Também são aceitas videoperformances, animações, entre outras formas de expressão. Além disso, o(a) artista deve enviar junto uma minibiografia por escrito, com resumo de sua poética visual.

Os materiais serão recebidos até o dia 24 de julho, por e-mail (artinpoa@gmail.com), e divulgados no aplicativo de vídeos do Instagram (IGTV) do @artinpoa. A ideia é mobilizar artistas e agentes do sistema das artes visuais, como instituições culturais, colecionadores, galeristas, educadores, além de pessoas em geral com interesse nesse campo. Organizam a convocatória a produtora cultural Katiana Ribeiro e o fotógrafo Pietro Ferreira, ambos graduandos do curso de História da Arte, da UFRGS.

Serviço:

Convocatória Conhecendo artistas e suas poéticas visuais

Público-alvo: artistas visuais residentes no RS

Prazo: até 24 de julho de 2020, sexta-feira

Contato: artinpoa@gmail.com

Realização: Art in Poa

Sobre o Art in Poa

Criado em 2019, o projeto de curadoria de conteúdo Art in Poa (@artinpoa) tem como propósito promover a difusão cultural das artes visuais no estado do Rio Grande do Sul. Nele, são divulgadas mostras realizadas em Porto Alegre e arredores, além de eventos e atividades educativas do campo das artes visuais. Com o fechamento por tempo indeterminado de museus e espaços culturais, o canal vem se dedicando a compartilhar conteúdos e a promover ações locais.

O coletivo atua de forma independente e com uma metodologia conjunta, agregando jornalistas, fotógrafos, historiadores da arte, artistas e pesquisadores, a fim de contribuir para a democratização do acesso às artes visuais. A opção por utilizar somente o Instagram se dá pelo fato de está ser uma rede social com ênfase integral na visualidade das imagens e dos vídeos. Ainda assim, o grupo especula ampliar a presença digital para um maior alcance de público.