Sesc Canoas realiza nesta terça-feira painel Diálogos Culturais Emergentes

Nesta terça-feira (30/06), será realizada, em Canoas, a primeira edição do painel Diálogos Culturais Emergentes. O objetivo deste ciclo de debates, pensado por um grupo de trabalho interinstitucional, composto pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, Unidade de Canoas do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) e pela Universidade LaSalle, é promover um debate sobre o novo cenário socioeconômico para o setor cultural e provocar reflexões sobre estratégias para o futuro com as novas configurações de consumo e fruição de bens culturais.

A atividade, que acontece a partir das 19h, será gratuita e aberta ao público em geral, com transmissão pela plataforma Meet pelo link https://meet.google.com/htv-hkkr-mkq e também ao vivo pelas páginas do Facebook do Sesc Canoas www.facebook.com/sesccanoas e Youtube do Conselho de Políticas Culturais de Canoas https://www.youtube.com/channel/UCUewbTrf_todanrjlgqLzFg?view_as=subscriber. A mediação do debate será da agente de Cultura e Lazer do Sesc Canoas, Simone Luz, Constante e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas, Denisson Beretta Gargione.

Ao todo serão três painéis neste encontro, compostos pelos seguintes convidados: Painel 1 – “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”, proferido por Gisele Jordão; Painel 2 – “Arte transmídia”, ministrado por Luciana Allegretti; e Painel 3 – “Sótão da Flor – Reinvenção ou transformação na arte”, apresentado por Aline Zilli e Jonas Piccoli, gestores do Grupo Ueba Produtos Notáveis.

O grupo, formado voluntariamente frente aos novos desafios de gestão da cultura em tempos de pandemia, tem o intuito de capacitar os agentes culturais locais e auxiliar a comunidade artístico-cultural e o Poder Público de Canoas a construir, coletivamente, uma estratégia para sistematizar dados e produzir indicadores da cultura no município.

Na ocasião, será lançado um questionário online sobre os “Impactos da quarentena ao setor cultural”, que tem por objetivo conhecer e mapear os impactos que o isolamento social tem provocado ao setor cultural, bem como compreender os perfis de atuação dos agentes, subsidiar as organizações públicas e culturais com informações socioeconômicas e, ao mesmo tempo, coletar e sistematizar dados importantes sobre o setor para fins de pesquisa acadêmica. Os dados oriundos desta pesquisa, a curto prazo, servirão para subsidiar os gestores e conselheiros na implementação da Lei de Emergência Cultural (PL 1075/2020), intitulada Lei Aldir Blanc, e operacionalizar a distribuição dos recursos que serão destinados ao município pelo Governo Federal.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Diálogos Culturais Emergentes

Canoas

Data: 30/06 (Terça-feira)

Horário: 19h

Transmissão: plataforma Meet pelo link https://meet.google.com/htv-hkkr-mkq e também ao vivo pelas páginas do Facebook do Sesc Canoas www.facebook.com/sesccanoas e Youtube do Conselho de Políticas Culturais de Canoas https://www.youtube.com/channel/UCUewbTrf_todanrjlgqLzFg?view_as=subscriber

Painelistas

Gisele Jordão (SP) – Painel “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”

Luciana Allegretti (SP) –  Painel “Arte Transmídia” (http://lattes.cnpq.br/8450070672733718)

Aline Zilli e Jonas Piccoli (RS) – Painel “Sótão da Flor – Reinvenção ou transformação na arte”

Mediadores:
Simone Luz Ferreira Constante (Agente de Cultura e Lazer Sesc Canoas)

Denisson Beretta Gargione (Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas)      

Realização

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas

Serviço Social do Comércio do RS – Sesc Canoas 

Universidade LaSalle